Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

Torcicolo



Existem cerca de 36 articulações na nossa coluna ,e a maior parte delas têm a função de facilitar o movimento de rotação. Quando há uma dessa articulações que é afetada por fatores externos e, ou posturais, gera-se o chamado Torcicolo, que se caracteriza por um movimento espasmódico muscular (em torção) originando a falta de amplitude de rotação do pescoço acompanhada de dor em um dos lados. Este gênero de torcicolo(espasmódico) é o mais comum entre a população. Trata-se de uma rigidez no pescoço devido á hipertonicidade dos músculos da zona occipital e cervical.

Tensão emocional, sobrecarga física, trauma por deslocamento súbito ou permanência na mesma posição não relaxada por longos periodos de tempo, são as causas principais que dão lugar a este evento estrutural.

O esternocleidomastoideu, músculo que contribui para rotação e flexão lateral do pescoço, é um dos principais motores de inibição do movimento, devido ao seu encurtamento no lado para onde a rotação é efetuada. Irritação dos nervos cervicais também pode ser uma das causas causando um efeito reflexo de espasmo nos músculos vizinhos.

Massagem , acunpuntura, ultrasons, infravermelhos e inibição muscular, são alguns dos tratamentos que apresentam resultados satisfatórios sobre a dor e restrição do movimento no pescoço.

Obviamente, é necessário colocar em descanso o movimento que provoca a dor e a contração muscular. Uma almofada apropriada, e, em caso de atividade profissional em escritório, sempre colocar o computador em frente ao rosto em linha com os olhos, assim como tomar em atenção mudanças bruscas de temperatura ou correntes de ar frio. Isto é de extrema importância para a recuperação total da área afetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails