Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Alongamento e massagens são hábitos que devem ser incentivados aos atletas



Ignoradas por muitos praticantes de esporte, as atividades de recuperação são fundamentais após os exercícios

Os exercícios físicos proporcionam bem-estar e relaxamento tão grandes que muitos praticantes se dizem verdadeiros viciados em esportes. Mas tão importante quanto estar em movimento é aprender a concluí-los: não existe sensação melhor do que chegar inteiro ao fim de um longo percurso de corrida ou de horas de musculação. Alguns atletas, porém, finalizam o treino com pressa e acabam se esquecendo de uma atividade igualmente importante ao estímulo muscular: a recuperação. E isso preocupa os médicos.

O primeiro erro está na desatenção com a estabilização cardíaca. Segundo o médico fisiologista Guilherme Molina, o tempo para que os batimentos voltem ao normal varia entre 15 e 30 minutos. Nesse intervalo, o órgão fica instável e é comum surgirem arritmias. “O coração fica sobrecarregado, como se estivesse doente. Após um estresse cardiovascular, é primordial separar um tempo para restabelecer a normalidade”, explica.

Para isso, o ideal é que a finalização do exercício aconteça de forma gradual e que cada pessoa teste como o corpo reage da melhor forma. O aposentado João Neto, por exemplo, busca os chuveiros. Ao fim do percurso de 10 quilômetros de corrida e oito de caminhada, Neto, 58 anos, entra embaixo da água fria — de roupa e tudo — e dá alguns pulos até a respiração ficar menos ofegante. O método, segundo ele, além de tirar o suor do corpo, é eficaz para normalizar os batimentos e proporcionar um relaxamento muscular.

Assim como muitos iniciantes, João Neto não se preocupava com o pós-treino quando começou a correr: ao fim de longas distâncias, considerava a missão cumprida. Depois de 12 anos nas pistas e incontáveis lesões na panturrilha e no tendão, ele, agora, dedica alguns minutos para os alongamentos. “Via todo mundo tomar chuveiradas e se alongar. Só eu não fazia nada. Procurei um personal trainer e agora faço tudo certinho”, conta.

Dependendo do exercício, a repetição dos movimentos faz com que o sangue se concentre nos músculos mais trabalhados. Nesse sentido, o alongamento é importante para irrigar igualmente os tecidos e levar nutrientes e oxigênio às regiões que sofreram maior esforço. A eficácia do banho frio, no entanto, gera controvérsias.

De acordo com Guilherme Molina, sabe-se que banheiras de gelo — em temperaturas bem mais baixas do que a de uma chuveirada — funcionam como analgésicos e, dessa forma, eliminam a dor muscular. Mas, na dúvida, é melhor um banho frio a um de alta temperatura. “Um banho quente imediatamente após um treino pode ser perigoso e proporcionar uma queda súbita da pressão, levando até a desmaios momentâneos”, alerta o fisiologista.

Diga não às dores

O maior vilão dos exercícios é o dia seguinte. Atividades de grande esforço causam microlesões musculares e, da mesma forma que são responsáveis pelo fortalecimento e hipertrofia dos tecidos — resultado buscado pela maioria dos atletas —, originam dores, intensificadas ainda mais se o pós-treino não for realizado de forma correta. Nessas situações, o ideal é não interromper a prática esportiva.

“Se a dor não for muito forte e não tiver o risco de alguma lesão séria, é aconselhável manter as atividades”, explica o professor de educação física Acivan Lopes. “No máximo, pode-se diminuir a intensidade. É o que chamamos de recuperação ativa: recuperar os músculos com a ajuda dos exercícios.”

Outra opção são as massagens. Só no Parque da Cidade há 10 tendas para atender aos atletas.
A massagem tem várias vantagens: potencializa a ação de hormônios regeneradores, proporciona um aumento do fluxo sanguíneo corporal e o direciona para a área afetada, aliviando dores e tensões.

Há quase 10 anos, o delegado Ricardo Viana faz sessões de uma hora todas as sextas-feiras. “Eu corro, alongo e termino aqui o meu treino. Além de ser bom para aliviar o estresse, sinto um relaxamento nas fibras musculares”, diz.



Ricardo Viana recorre a massagens após os treinos: Além de ser bom para aliviar o estresse, sinto um relaxamento nas fibras musculares


Marcela Mattos - Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails