Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dor no pescoço, ombros



A articulação do ombro e a zona da cervical são ambos parte da área superior do corpo a nivel de músculos e ossos.

Dado que o corpo funciona de forma reflexa ou seja, reage em cadeia, proteger os seus ombros de qualquer lesão, poderá significar inibição de dor no pescoço.
Todos os músculos funcionam em pares e em oposicão no sentido de providenciar o movimento e a estabilização das áreas que assistem.(agonistas e antagonistas)neste caso, na área do pescoço e ombros.

Por exemplo os músculos inseridos na frente do ombro, têm a capacidade de trazer os mesmos para a linha medial do corpo( Ombros para a frente) isto poderá ser sentido quando se executam tarefas relacionadas com o uso de computadores onde a inclinação para a frente em tensão constante é uma tendência habitual.

No entanto também existe o contrário, músculos que tendencialmente trazem os ombros para trás(rotadores,fixadores,extensores) providenciando uma postura mais saudável acompanhada de uma respiracão mais eficiente.( Respirar bem é muito importante para o bom funcionamento dos orgãos)


Os músculos mais diretamente relacionados com a posição dos ombros no que toca a postura, são os peitorais e os seus principais opositores grande dorsal e rombóides.(Costas) A sua função passa essencialmente por retração e fixação da escápula. Estes dois grupos de músculos têm algo em comum,os peitorais em tensão,tendencialmente direcionam os ombros para a frente no sentido medial, os rombóides e grande dorsal em oposição trazem os ombros para trás. Uma vez que o corpo funciona em cadeia, assim que a posição de ombro para a frente se evidencia por mais tempo devido a determinadas posturas, os músculos inseridos na frente do ombro encurtam(peitorais) enquanto que os posteriores (costas) especialmente os rombóides( fixadores da escápula) enfraquecem devido ao contraste e desiquilibrio de forças contrárias.(peitorais)

Isto resultará em uma compensação do pescoço deslocando-se para frente devido a deslocação do ombro. Mais concretamente irá gerar cifose e posteriormente todos os problemas e complicações que acarreta com dor desconforto e possivelmente hérnias de disco, além de que , não devemos esquecer , toda a estrutura do ombro se tornará instável promovendo todo o tipo de lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails