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segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

MASSOTERAPIA PREVENTIVA




Grande parte da população sabe que a massoterapia atua no processo de recuperação de lesões. Porém poucos sabem que existe uma abordagem voltada a promoção da saúde ... Ou seja, fazemos também um trabalho preventivo, proporcionando uma melhor qualidade de vida para diversos perfis populacionais. 

 E quantos de vocês já sentiram aquela dor/desconforto em alguma parte do corpo, e achou que não era nada ? Continuou fazendo suas atividades e a dor só foi piorando... E ai, você resolveu se auto medicar até que aquela dor passasse e ela não passou.. Quando foi ao médico, viu que estava com uma lesão e teve que ser afastado de suas atividades ??? ♦️Essa é uma realidade, que acontece com diversas pessoas ... Então, escuta o que seu corpo está dizendo para você. 

A partir do momento que você começa a tratar uma possível lesão, a sua taxa de recuperação é muito maior. Troque os medicamentos que fazem mau para seu organismo , por MASSOTERAPIA PREVENTIVA.  A prevenção é a melhor saúde!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Dor Muscular Tardia (DMT)



Sabe aquela dor muscular "insuportável" que você sente no dia seguinte ao seu treino?  Apresento a Dor Muscular Tardia (DMT) Ela é causada pelas contrações excêntricas ( quando o músculo se torna alongado quando sob tensão). Porém não existe consenso sobre a causa fisiológica exata da DMT, mas uma explicação bem aceita é que receptores de dor no músculo enviam sinais para o cérebro ao perceber as microlesões que acontecem no músculo durante o treino , acumulando cálcio nos músculos, ocasionando inflamação e dor. Ela normalmente aparece 24 após o exercício. 

Tanto a DMT como o dano muscular podem ser influenciados pelo tipo de exercício, pela velocidade do movimento, pelos intervalos entre as séries e até pelo condicionamento de cada um. Então aqui vão três formas de aliviar a dor da DMT: Fazer uma auto-liberação miofascial (massagem) em si mesmo, usando um daqueles rolinhos de espuma → se você massagear os músculos cansados com um rolinho de espuma em um período entre 1 e 6 horas após o exercício, pode reduzir significativamente as dores musculares no próximo dia. 

 Outra coisa muito importante que você pode fazer, especialmente quando está começando a treinar, é dormir bem o suficiente, já que é durante o sono que o seu corpo se recupera. 

 Mas a melhor maneira para aliviar a DMT no longo prazo é óbvia: fazer uma progressão gradual no seu exercício, dando tempo suficiente para a sua musculatura se adaptar ao novo estímulo. 

 Fonte: Relationship between physical exercise, muscle damage and delayed-onset muscle soreness (Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano · March 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O Que É Massagem Desportiva?



Se você é um atleta ou uma pessoa que faz muito esforço físico certamente já irá conhecer aquelas dores nos músculos no final da sua atividade física. Desconfortáveis, demoram a recuperar e quebra a nossa produtividade, quer seja no emprego ou a cuidar da casa. 

E um dos objetivos principais da massagem desportiva é atacar essa dor, fazendo com que ela recupere mais rápido e que o seu músculo se restaure. O outro objetivo é mais focado nos desportistas, que é evitar lesões, daí existir uma massagem desportiva pré-atividade e pós-atividade. 

Enquanto numa massagem pré-competição ela é mais suave e tem uma vertente mais tonificante de forma a preparar um pouco a musculatura e reforçar a confiança do próprio atleta, a pós-competição já é bem diferente. Na pós-competição o massoterapeuta irá fazer movimentos lentos mas profundos, de forma a aliviar a tensão acumulada nos músculos, acelerando assim a libertação de certas líquidos e toxinas, as quais são responsáveis pela sua dor .

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Overtraining



As causas fisiológicas e metabólicas: 
- Elevação do nível do cortisol (hormônio que quebra o tecido muscular para forma energia); 
- Déficit proteico; 
- O catabolismo (reações de quebra de moléculas para produzir energia) supera o anabolismo (reações de síntese de substâncias); 
- Estresse no sistema nervoso central provocando distúrbios hormonais (ver coluna sobre a tríade da mulher atleta que eu escrevi para o site); 
- Tempo insuficiente para reparar os micro-traumas no músculo esquelético provocados pelo exercício. 

Problemas que o overtraining traz aos atletas: 
- Perda de condicionamento físico com perda de força e resistência; 
- Dor muscular persistente; 
- Sensação de fadiga crônica; 
- Elevação significativa da frequência cardíaca em repouso (este é um sinal bem típico); 
- Mudança de humor com quadro de depressão e irritabilidade; - Queda da resistência imunológica; 
- Perda da qualidade do sono. 

Agende sua sessão , massagem desportiva.
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