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quinta-feira, 29 de junho de 2017

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Crioterapia: como tornar o gelo um aliado da sua musculatura?


A grande carga de treinos é um fator que propicia o surgimento de diversos tipos de lesões, isso faz com que a recuperação muscular seja algo tão importante na rotina de treinamentos. Os atletas, em geral, utilizam vários métodos para ajudar nesse processo, como a massagem esportiva, alongamento e, principalmente, a crioterapia. A prática consiste em usar o gelo para acelerar a regeneração dos músculos após treinos e provas. A crioterapia pode ser feita de diversas maneiras, já que o elemento principal da técnica é o uso do gelo.
A forma mais comum de usar os benefícios do gelo para a musculatura é por meio de compressas ou bolsas de gel. Essas bolsas são vendidas em farmácia e devem ser colocadas no congelador para que o gel que tem dentro chegue à temperaturas abaixo de zero. Mas é preciso tomar cuidado para que o frio excessivo não cause queimaduras na pele.
Já os atletas de elite, tanto da corrida, quanto de esportes como o baquete o futebol, costumam usar a técnica de imersão, isto é, mergulhar as pernas em uma banheira ou em um tambor com água gelada entre 10 e 15 graus, por até 15 minutos. Dessa forma todos os músculos dos membros inferiores são tratados ao mesmo tempo e na mesma temperatura.
Webrun conversou com o médico do esporte Sergio Pistarino para tirar algumas dúvidas sobre a crioterapia, confira:
De que forma a técnica pode ser usada pelos corredores?
Ela pode ser usada de duas formas: ou para pré esfriamento, para o corpo entrar mais resfriado para a prova e ter uma performance e eficiência melhor durante a corrida ou outro esporte aeróbico. Ou pós atividade física, que é o uso mais convencional da crioterapia.
Quais os benefícios?
A crioterapia, seja feita da forma que for, tem uma ação anti-inflamatória. O frio inibe um calor – que é um sinal de quentura, de inflamação comum após atividades físicas. O método, seja feito da forma que for, tem uma ação anti-inflamatória à reação de desgaste. A crioterapia também causa vasoconstrição e vasodilatação, então aumenta a circulação e facilita chegada de células anti-inflamatórias na musculatura, acelerando assim a recuperação e reabilitação.
Outro ponto positivo do uso do gelo é a questão analgésica: a sensação térmica ajuda a inibir e até a aliviar a sensação de dor.
Quem pode fazer?
Qualquer corredor pode fazer, não tem contraindicação a fazer cromoterapia. Mas fica um pouco a critério de cada atleta, tem gente que não gosta e às vezes insistir isso, quando não é confortável para a pessoa, pode até trazer prejuízos à performance.
fonte http://www.webrun.com.br/h/noticias/crioterapia-como-tornar-o-gelo-um-aliado-da-sua-musculatura/17979

terça-feira, 27 de junho de 2017

Massagem Pré competição e Pós competição



Pré competição:
A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova.
É uma massagem tonificante, superficial e rápida - de excitação ao Sistema Nervoso Central. O objetivo desta massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.

Pós competição:
A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição.
A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.
O objetivo desta massagem será de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

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