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segunda-feira, 27 de março de 2017

domingo, 26 de março de 2017

Dor no pescoço e ombros


Muitos pacientes com fibromialgia (FM) queixam-se de dores nos “nervos” do pescoço, e em muitos a maioria das dores da FM parece originar-se desta área.
Na verdade, os tais “nervos” são a parte principal de um músculo do pescoço e ombros, chamado trapézio. Este é um músculo bastante potente, que em pacientes com fibromialgia pode apresentar pontos de contração espontânea, chamados pontos-gatilho. Estes pontos são chamados assim por “engatilharem” uma dor sempre para a mesma localização, dependendo de onde está a contração muscular.
O trapézio é o músculo mais “mal-usado” do corpo, particularmente em indivíduos sedentários e com má-postura. A cabeça, quando está pendente, age como um peso de 15kg pressionando o trapézio para baixo. Quando a cabeça está alinhada com o pescoço, este peso é de somente 3 kg. Muitas pessoas mantêm uma postura com a cabeça para a frente por períodos grandes de tempo, no trabalho e nas tarefas de casa, submetendo o trapézio a um estresse crônico. Pessoas com fibromialgia são especialmente vulneráveis ao estresse mecânico crônico.
Estes passos são úteis para lidar com a dor no pescoço e ombros:
- Evite inclinar-se para realizar um trabalho. Levante a superfície de trabalho ou abaixe a cadeira, para permitir que a cabeça e a coluna fiquem alinhadas (isto é, sem a cabeça estar curvada para a frente).
- Evite deitar no chão para assistir TV ou ler na cama com o travesseiro embaixo da cabeça. Isto tensiona o trapézio e irrita o nervo occipital, o que pode causar dor de cabeça.
- Use travesseiros com curvaturas especiais pra dormir – que permitam que a cabeça fique paralela ao colchão.
- Pratique uma boa postura. Peça ao seu fisioterapeuta pra ensinar exercícios que fortaleçam os músculos do ombro e do pescoço.
- Quando estiver dirigindo, pressione a cabeça contra o encosto de cabeça periodicamente, para ajudar o corpo a identificar a posição correta da cabeça.
- Alongue os músculos do pescoço várias vezes ao dia – onde quer que esteja.
- Arranje uma cadeira com encosto alto – isto dará melhor apoio para o pescoço e os ombros.
- Se o seu trabalho envolve muito tempo ao telefone, considere o uso de fones de ouvido, que deixam o pescoço livre.
- Natação é um exercício útil para o alongamento do pescoço.
- Use calor, como o chuveiro quente, para soltar os músculos
- Aprenda exercícios de relaxamento – pergunte ao fisioterapeuta.
- Conserve-se quente quando está frio – o ar frio faz contração muscular,causando maior dor.
Estas são algumas indicações para evitar a dor no pescoço , sendo que podemos acrescentar o stress do dia a dia como um fator responsável pela dor no pescoço , ai entra a massagem a aplicação de ultra sons , corrente eletrica, raios infravermelhos e outras medidas de fisioterapia que costumam contribuir para uma diminuição da dor e para uma rápida cura da crise aguda.

sábado, 25 de março de 2017

Vantagens Da Massagem Desportiva


O maior benefício de uma massagem desportiva é o tratamento de lesões relacionadas com a prática do desporto. Conheça os benefícios e aplicações.
É uma massagem específica para aliviar as tensões musculares e as inflamações dos músculos depois dos eventos desportivos. É também muito utilizada para aquecer e relaxar os músculos antes das provas, seja em atletas amadores como em atletas de alta competição, como é o caso dos atletas olímpicos.
Para Que Servem as Massagens Desportivas
Todos os atletas desejam aumentar as suas performances desportivas para poderem ser mais competitivos e ganharem nas suas modalidades de competição. Para conseguirem ser os melhores, precisam de seguir um plano de treino rigoroso que faça aumentar as suas capacidades a habilidades, como a força, resistência e velocidade.
O problema é que o aumento dos níveis dos treinos também aumentam as probabilidades de existirem lesões musculares graves, que impedem a competição durante vários meses e em casos mais graves podem mesmo impedir a continuidade do atleta.
Treino Muscular Excessivo:
Quando um atleta aumenta a sua rotina de treino, quase sempre utiliza os músculos de forma exaustiva, causando stress nos tecidos musculares. Um dos problemas é que estes atletas, com a ânsia de melhorarem, ignoram as dores musculares, o que é um erro completo, porque estas dores musculares iniciais podem transformar-se em lesões gravíssimas que podem até acabar com uma carreira.
Quanto mais ignorarem uma lesão, mais suscetíveis ficam para novas lesões e dores musculares.
Fazer a Massagem Desportiva
Uma das formas de encorajar os músculos a recuperarem após os treinos é através da massagem desportiva, porque alivia todas as tensões e o ácido lácteo nos músculos exaustos. Com isto o sangue e oxigénio podem voltar aos músculos e fazer uma reparação eficaz dos tecidos musculares, originando músculos mais fortes e resistentes.
Por isso é que as massagens desportivas são tão utilizadas em alta competição, já que ajudam os atletas a prevenirem lesões por utilização muscular excessiva.

sexta-feira, 24 de março de 2017

MASSAGEM REABILITAÇÃO / RECUPERAÇÃO


A Massagem de Reabilitação ou Recuperação, também muitas vezes designada simplesmente por Massagem Terapêutica, implica a utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas para aumentar a flexibilidade muscular e tonificar os tecidos, dando especial atenção a determinadas partes de corpo; é essencialmente uma massagem localizada com o objetivo da recuperação gradual da zona afetada. 
É um tipo de massagem que se destina à manipulação dos tecidos moles com objetivos terapêuticos, normalmente com prescrição médica. A Massagem de Reabilitação ou Recuperação utiliza normalmente as quatro manipulações básicas da massagem (deslizamento, fricção ou pressão, percussão e amassamento). 
É essencialmente dirigida a pessoas com necessidades específicas de reabilitação motora / muscular, desde que não apresentem qualquer contra-indicação para a massagem. Os seus principais efeitos incluem a recuperação gradual de lesões, a tonificação e regeneração muscular, a reabilitação motora e uma maior flexibilidade muscular.

quinta-feira, 23 de março de 2017

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