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domingo, 17 de janeiro de 2021

MASSAGEM ESPORTIVA DE RECUPERAÇÃO PARA ATLETA




Vamos começar lembrando que a Massagem Esportiva de Recuperação deve ser realizada 1 (um) dia após o treino, NUNCA imediatamente após o treino. Antes de executá-la é importante saber como é o calendário semanal de treinos do atleta com a assessoria de corrida, dessa forma você vai saber dos desgastes, pico e queda do treinamento próximo a prova. Isso muda totalmente os tipos de estímulos e os tipos de fibras musculares que o atleta vai utilizar. Após entendidas essas questões, você vai saber a forma de realizar a massagem de recuperação nesses atletas.

 É importante observar o treinamento, se está evoluindo ou diminuindo. Para o atleta que evolui cabem duas massagens por semana, já quando está em queda se realiza somente uma. Após a prova, ao retornar, é preciso fazer uma avaliação e monitoração todos os dias enviando questionários para que sejam respondidos pelo atleta e compreendida a sua situação, assim, ao chegar você já vai saber o que executar nele. Os treinos sempre vão deixar resíduos nos músculos, creatina quinase alta, recuperação mais lenta e microlesões. 

Para ter uma recuperação mais eficaz é preciso juntar nosso trabalho com o de um profissional de nutrição para restabelecer as proteínas desgastadas com o esforço dos músculos. A massagem deve ser executada de forma mais lenta e mais aprofundada no tecido, para que todos os resíduos sejam lançados para a corrente sanguínea e drenados sem deixar muita dor no paciente, por isso é preciso cuidado com a intensidade da pressão executada na massagem.

sábado, 16 de janeiro de 2021

Massagem desportiva pré-treino



A massagem desportiva aumenta a flexibilidade, melhora a circulação sanguínea, aumenta o raio de ação dos músculos e evita lesões por esforço repetitivo.
Muitos atletas preferem utilizar a técnica antes da atividade física. “Ela é capaz de aumentar o arco de movimento muscular e reduzir pontos que são gatilhos de dor no nosso corpo. Por isso, é bom de usar no período pré-treino.”

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

MASSAGEM DESPORTIVA



A Massagem Desportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica e é importante não só para tratar um determinado problema como para auxiliar em cada uma das fases de treinamento do atleta esportivo e também daquelas pessoas que fazem uso excessivo da academia. 

Na Massagem Desportiva, o foco está nas necessidades específicas do cliente/paciente. O aumento no número de praticantes de atividades físicas, aliado ao incremento da competitividade e intensidade do exercício contribuíram para elevar o estatuto da massagem, agora, mais do que nunca, reconhecida como um meio privilegiado de recuperação.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

A massagem desportiva

 



A massagem desportiva é uma massagem que reúne um conjunto de técnicas que visam o melhoramento do tónus muscular e proporcionam o aumento da performance física e que envolve a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões. 

Este tipo de massagem aplica-se em situações de pré-treino desportivo, treino desportivo, pós-treino desportivo, pré-competição, competição, pós-competição, pós-viagem e prevenção de lesões. Contudo, para se beneficiar de uma massagem desportiva não é necessário ser-se atleta. 
 
A massagem desportiva deve ser considerada como atividade complementar à prática desportiva, tornando-a tão importante quanto a alimentação e suplementação.


terça-feira, 12 de janeiro de 2021

ENCURTAMENTOS



Você sente algum tipo de limitação ao realizar algum exercício do seu treino? 

 imaginou que isso pode se tratar de encurtamento muscular? O encurtamento ou retração de um músculo atribui-se a uma pequena diminuição do comprimento de uma unidade muscular, permanecendo saudável, resultando assim na limitação da amplitude de movimento (POLACHINI et al, 2005). 

Para “soltar” essa musculatura aplica-se técnicas de massagem desportiva, realizada com mobilizações manuais sobre o músculo que com um tratamento contínuo, promove um aumento de amplitude de movimento.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Massagem relaxante X Massagem desportiva

 


Uma boa massagem é sempre bem-vinda quando precisamos relaxar. E quando é feita depois de um treino ou prova, a sensação de alívio pode ser maior ainda. Mas há diferenças importantes entre uma simples massagem relaxante e uma massagem desportiva, pensada para acelerar a recuperação dos atletas ou preparar o corpo para a próxima sessão de esforço intenso. 

O objetivo principal da massagem é melhorar a vascularização do tecido muscular, liberar as endorfinas e ativar a teoria das comportas que diminui a dor muscular por bloquear os estímulos que geram dor. Um fator que deve ser levado em consideração é a diferença entre esta massagem e a relaxante. A desportiva usa movimentos e manobras mais rápidas e fortes, a fim de aumentar a circulação sanguínea e recuperar com mais eficácia a musculatura corporal, enquanto a relaxante libera hormônios como a ocitocina e até a endorfina para acalmar o corpo.

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