Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Técnicas de inibição muscular/energias musculares


É uma técnica que consiste na participação ativa do paciente em usar a sua contração muscular contra resistência do terapeuta, em diferentes planos de movimento para alinhar e ou alongar o corpo, nomeadamente para aumento de amplitude articular e hipertonicidade muscular .
Em cada barreira limitadora de movimento através da expiração do paciente, alcança- se uma nova amplitude progredindo- se assim até ao resultado desejado, sem no entanto esquecer, de que dependendo do paciente em questão, certamente terá que repetir 2 ou 3 vezes a técnica para resultados mais satisfatórios. Obviamente que pacientes que por alguma razão ou restrição não consigam cooperar ,não será de todo aconselhado a continuação destas manobras fisioterapêuticas.

Durante estas contrações isómétricas os seguintes efeitos fisiológicos fazem se sentir :

-Ativação do orgão tendinoso de *golgi* resultando na inibição dos músculos agonistas.

-A inibição recíproca reflexa ocorre nos músculos antagonistas

-Quando do relaxamento do paciente os músculos antagonistas e agonistas mantêm-se em inibição permitindo ao movimento da articulação ir para lá da barreira de resistência inicial.

Estudos demonstraram que as técnicas de energias musculares podem aumentar significativamente a funcionalidade muscular do individuo em movimento.

Orgão tendinoso de golgi- Receptor sensorial proprioceptivo que está localizado nas inserções das fibras musculares com os tendões dos músculos esqueléticos. Este mecanorreceptor está disposto em série com o músculo. A contração muscular é o estímulo que mais gera ativação elétrica desta estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails