Termoterapia é o emprego do calor com fins terapêuticos.
O calor utilizado em medicina e estética pode ser produzido através de diversos recursos tais como: sauna, mantas e cobertores térmicos, vapor, etc., sendo que para cada tipo de recurso existe uma indicação terapêutica específica.
Efeitos Biológicos da Aplicação do Calor
O calor utilizado em medicina e estética pode ser produzido através de diversos recursos tais como: sauna, mantas e cobertores térmicos, vapor, etc., sendo que para cada tipo de recurso existe uma indicação terapêutica específica.
Efeitos Biológicos da Aplicação do Calor
Observamos que o calor, de acordo com o tipo de recurso utilizado e o tempo de aplicação provoca efeitos locais ou gerais.
-aumento do metabolismo celular
-aumento da permeabilidade da membrana celular
-aumento de sudorese e diurese
-aumento da temperatura corporal
Quando aplicamos o calor, ocorre, no local da aplicação, uma ativação do metabolismo celular com aumento do consumo de oxigênio pelos tecidos. Observamos, ainda, modificações na permeabilidade da membrana celular, aumento da síntese proteica e da atividade enzimática.
A dilatação das arteríolas e dos capilares proporcionam o aparecimento de hiperemia local com maior aporte de sangue à região.
Esta hiperemia local promove um estímulo trófico devido a um melhor transporte de oxigênio e nutrientes ativando a eliminação dos catabólitos.
Sobre o tecido adiposo o calor provoca um aumento da eliminação de lipídeos ativada por uma vasodilatação capilar e pela aceleração do metabolismo basal dos adipócitos.
O calor provocará aumento da sudorese na superfície corporal o que irá causar uma demanda de energia e consequente consumo de gordura local.
A hiperemia também proporciona um aumento no transporte de elementos de defesa como anticorpos, leucócitos, gamaglobulinas o que traz um importante efeito antiinflamatório local.
O calor, ainda, apresenta ação sobre terminações nervosas aumentando o limiar da dor causando analgesia e, atua nos receptores musculares causando o relaxamento da musculatura auxiliando nos quadros de tensão, insônia e “stress”.
Quanto aos efeitos gerais podemos observar que ocorre vasodilatação generalizada devido ao aumento da temperatura corporal que leva a uma certa hipotensão.
Notamos, ainda, que surge um aumento da diurese e da sudorese, efeitos importantes sob o ponto de vista desintoxicante principalmente nos tratamentos estéticos corporais.
A aplicação do calor, promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento.
Contra-indicações
Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.
Uso de calor nos casos de traumatismo porque aumenta o edema.
Técnica de Tratamento
O tratamento domiciliar pelo calor deve ocorrer na freqüência de 1 a 3 vezes ao dia, durante 20 a 25 minutos, usando bolsas quentes nos locais a serem tratados.
Efeitos Terapêuticos do calor
Segundo os efeitos locais e gerais do calor, já apresentados, podemos indicá-lo para os seguintes efeitos terapêuticos:
-hiperemiante
-antiinflamatório
-desintoxicante
-vasodilatador
-relaxante muscular
-analgésico -Alivia a dor.
-aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos.
-diminui a rigidez das articulações.
-melhora o espasmo muscular.
-melhora a circulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário