Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Você sabe quando se preocupar com estalos no corpo?

Estalos ao se espreguiçar, estalos ao agachar, estalos ao descer escadas e até mesmo durante a prática de exercícios. Mas, afinal, o que são esses sons que nosso corpo produz? Segundo o reumatologista Geraldo Castelar, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, até hoje ainda não se sabe exatamente a causa dos estalos que produzimos. "O que temos são apenas hipóteses", afirma. Uma delas é a de que o ruído é resultado da interação entre os tendões e uma espécie de tubo que os reveste quando entramos em movimento. Outra é a de que os estalos são decorrentes da formação de bolhas de ar dentro do líquido que reveste as articulações.

De um jeito ou de outro, a grande dúvida que fica é: eles são ou não prejudiciais? Para saber quando se preocupar com esses estalos, conversamos com especialistas  que você confere a seguir.
 
Pergunta: Estalar articulações e tendões nos primeiros movimentos do dia é:
Resposta Completamente normal

Nota: De acordo com o reumatologista Geraldo, é normal o corpo estalar nos primeiros movimentos do dia. "Ao espreguiçar, esticar os braços ou mesmo descer uma escada, forçamos tendões e articulações que permaneceram muito tempo em repouso", explica. Também é normal não conseguir repetir o mesmo estalo depois, pois essas estruturas já foram forçadas e entraram em movimento.
 
Pergunta: Ao perceber um estalo incomum que se repete durante a prática de um exercício, o ideal é:
Resposta Checar com um profissional se o movimento está correto

Nota: "Como a maior parte dos estalos não indica lesão, ainda mais quando não há dor, não há motivo para abandonar o exercício", aponta o ortopedista Antonio Carlos da Costa, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Entretanto, se o estalo só acontece durante a prática de determinado exercício, é possível que o movimento realizado esteja incorreto. Nesses casos, é melhor consultar um educador físico.
 
Pergunta: Estalar os dedos faz com que eles fiquem mais grossos?
 Resposta Não

Nota: "O engrossamento dos dedos é sinal de um processo degenerativo e ainda não há estudos mostrando que estalos são prejudiciais", afirma o reumatologista Geraldo. Segundo o especialista, a osteoartrose, chamada popularmente de problemas nas juntas, tem como causas principais a idade e a herança genética. Um dos poucos fatores mecânicos que poderia contribuir com a doença é a solicitação exagerada dessas juntas. "Isso acontece com pessoas que trabalham em uma linha de montagem, por exemplo, realizando movimentos repetitivos horas a fio."
 
Pergunta: Devo consultar um médico sobre estalos no corpo quando:
 Resposta O estalo provocar dor

Nota: Como estalos não são entendidos como uma manifestação perigosa, a única razão para buscar um especialista seria sentir dor. "Algumas pessoas estalam mais do que outras, mas apenas a sensação de desconforto deve ser motivo para ir ao consultório", aponta o ortopedista Antonio. Nesses casos, procure um reumatologista ou ortopedista.
 
Pergunta: Estalos tendem a ser menos comuns entre:
Resposta Pessoas que praticam exercícios regularmente

Nota: Segundo o reumatologista Geraldo, estalos costumam ser menos comuns entre pessoas que praticam exercícios regularmente. "Isso acontece porque a estrutura muscular fica equilibrada e fortificada, exigindo menos das articulações", explica. Além disso, quem treina com frequência adquire melhor postura e realiza movimentos mais calculados. "Desse modo, o indivíduo está fisicamente melhor preparado e tende a ser menos ruidoso", complementa.
 
Pergunta 6: Estalos no corpo:                       
Resposta : Não estão relacionados a doenças

Nota: "Até o momento, não há provas de que estalos sejam prejudiciais", diz o ortopedista Antonio. Segundo ele, estudos já tentaram mostrar a relação entre patologias, como a artrose, mas os resultados não foram significativos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails