Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Erros do triatleta iniciante



A grande motivação e a inexperiência interferem na lógica de quem está começando e o risco de lesões sobe

Treinar com outras pessoas ajuda na motivação
Conheça os erros mais comuns de quem está começando nesse esporte:

1. Aumentar muito rápido o volume de treino. Você deve procurar aumentar a carga de treinamento no máximo entre 2% e 3% por semana e, a cada quatro semanas, tire uma para descansar.2. Ignorar os alongamentos e a prevenção de lesões. Reserve um tempo para desenvolver a flexibilidade das articulações-chave e desenvolva a força abdominal e lombar. Isso o ajudará a suportar os treinos e evitar muitas lesões.

3. Depender da tecnologia ao invés da técnica e destreza. Muitos triatletas sentem a necessidade de aumentar o volume de treinos, ao invés de desenvolver a técnica de cada uma das modalidades.

4. Focar nos pontos fortes ao invés de trabalhar o seu ponto fraco. Triatletas que antes corriam, claro, terão muito mais facilidade para encarrar a corrida que a natação ou a bike. Cada sessão de treino é uma oportunidade de obter vantagens competitivas e de melhorar um aspecto do seu rendimento. Tire proveito de cada oportunidade para melhorar os seus pontos fracos em vez de investir aonde você já é bom.

5. Evitar o trabalho de velocidade. Não há dúvida de que o triatlo é um esporte de resistência. Há momentos em que a velocidade é importante e ser capaz de mover-se rapidamente quando as circurstâncias pediram é uma vantagem competitiva importante. A velocidade é um componente vital do sucesso em provas de resistência.

6. Dar-se como desculpa que o treino é puxado para poder comer o que quiser. Um treino pesado não é uma desculpa para comer o que vier à cabeça. O treino para uma atividade que demanda bastante do corpo requer que você ingira combustíveis de alto rendimento. Lembre-se: é carboidrato e não qualquer porcaria!

7. Não desacansar nem se recuperar. O repouso, a recuperação, a regeneração e o relaxamento são palavras que descrevem o processo que permite ao corpo adaptar-se ao treino pesado. Dormir o suficiente, fazer uma massagem, fazer outro tipo de exercício como diversão, comer bem e alongar são palavras-chave de uma recuperação efetiva.

8. Treinar em uma intensidade muito alta. O treino aeróbio é o que o ajudará a desenvolver resistência e prepara o corpo para um trabalho mais duro. Deve ser feito em uma intensidade mais baixa, com ritmo e respiração relaxados.

9. Não planejar um programa de treino integrador e balanceado. É importante desenvolver uma planilha de treinos para o triatlo como um todo e não apenas uma que foca uma das três modalidades.

Lygia Haydée

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails