Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Àcido láctico está relacionado com as minhas dores musculares ?



Ácido lático está relacionado com as minhas dores musculares ?
O ácido lático, ou para ser mais correto, o lactato, é um substrato quimico resultante da quebra anaeróbica de glicogéneo no tecido muscular.

Isto parece acontecer durante esforços curtos repetitivos de grande intensidade, donde, quanto mais intenso o exercício, mais lactato é produzido. Pressupõe se a falta de oxigenação muscular a partir de um determinado valor, ou nivel de esforço, para que o corpo inicie produção de energia que não envolva o oxigénio em si, mas sim outros componentes .

Ora , o lactato, uma vez instalado no sangue nos músculos, depois do esforço, são necessários alguns minutos de repouso para que pelo menos metade seja removida através do suor pulmões e urina.. Segundo fontes desportivas, parece que quanto menos treinado o individuo , mais lactato produz e menos capacidade de remoção tem. È que o corpo necessita de movimento e algum exercicio regular ativo para reconverter o excesso de ácido lático presente.

Uma vez que todo este processo pressupõe a falta de oxigenação, creio que, num individuo com um nivel irregular de exercicio, esteja presente a formação de depósitos de cálcio, ou as chamadas adesões por entre as fibras musculares. Isto causa desconforto, dor, irritabilidade.

Atendendo á pergunta , em certas situações sim, dependendo do estilo de vida do individuo.O ácido lático poderá estar relacionado com dor e desconforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails