Respiração insatisfatória, não consegue obter um suspiro profundo e agradável
O maxilar clica e faz barulho.
Constantemente sente necessidade de estalar as costas e as articulações
Não consegue rodar a cabeça e ancas para cada um dos lados de forma igual e fácil
Falta de concentração
Fraca resistência a pequenas doenças e males
Uma perna mais pequena que a outra
Postura deficiente
Refere Pontos de dor nas costas e articulações
Sofre de constante tensão muscular
Sente rigidez na cervical e ou costas em geral
Como prevenir dor nas costas
As dores de costas podem ter várias causas, sendo uma delas o normal desgaste inerente ao envelhecimento. Apesar de não ser possível impedir este processo, em muitas ocasiões é possível prevenir as dores de costas praticando algumas pequenas acções.
1) Mantenha-se em forma
Músculos fracos, nomeadamente os das costas e os abdominais, contribuem para o agravar das dores de costas. É por isso que é tão importante alongar e fortalecer os músculos destas zonas. O exercício físico fortalece os músculos que suportam a coluna.
Fortes músculos abdominais e flexores ajudam as pessoas a manterem uma postura erecta. Também os músculos extensores, que acompanham toda a extensão das costas, são importantes pois mantêm o alinhamento das vértebras.
Certas atividades aeróbicas são menos propícias a provocar dores nas costas. É o caso do ciclismo (quer seja praticado em estrada ou numa bicicleta estática), da natação e do caminhar – atividades com baixo impacto. Já atividades como o futebol, o ténis, a ginástica, o remo e a musculação, por serem de forte impacto, trazem mais riscos para a saúde das costas, especialmente se mal praticados.
2) Mantenha um peso saudável
O peso a mais pode ser uma causa da incidência de dores nas costas. Quanto maior for o peso em excesso que tiveres, maior a carga que a tua coluna tem de suportar. Pior que isso, se esse excesso de peso for gordura abdominal, a tua coluna estará ainda sobre maior pressão.
3) Deixe de fumar
Você já sabe que fumar aumenta o risco de cancro do pulmão, doenças cardíacas e hipertensão, entre outras coisas. Mas também põe em risco a saúde das suas costas. Um estudo da Associação Americana de Cirurgiões Ortopédicos, publicado em 2002, mostra que os fumadores têm episódios de dores nas costas mais frequentes do que os não-fumadores [*1].
Os investigadores acreditam que a nicotina presente nos cigarros contribui para a dor nas costas de duas maneiras: 1) dificulta a distribuição sanguínea às vértebras e aos discos ; 2) a nicotina favorece a perda óssea, que coloca os fumadores em maior risco de osteoporose, uma das causas comuns de dores de costas.
4) Alivie a carga
Os médicos ortopedistas já reconheceram que o peso excessivo colocado sobre as costas é uma das causas mais frequentes de dores nesta região, quer seja peso a mais no ginásio ou peso a mais na mochila da escola ou da faculdade. O peso a mais nas mochilas faz com que a pessoa tende a arquear-se inconscientemente, prejudicando as suas costas.
5) Atenção à postura
Atividades como aspirar ou estar sentado em frente ao computador normalmente são prejudiciais à saúde das costas, devido à má postura que se assume. Um jovem adulto pode permanecer mais de 8 horas por dia sentado em frente ao computador (especialmente aqueles cujo trabalho dependem do uso do computador). Se não desenvolver bons hábitos de saúde, as suas costas podem sofrer danos profundos a longo-prazo.
Recomendações a este respeito:
- Quando estiver a desempenhar tarefas como passar a ferro ou dobrar a roupa, coloque um dos pés em cima de um banquinho. Não passe mais de 10 minutos na mesma tarefa;
- Não permaneça sentado na mesma posição por muito tempo. Estique-se, troque de posição ou caminhe um pouco;
- Quando se sentar, pouse toda a planta dos pés no chão.
[*1] – Nicholas, A. et. al., 53-year study shows atherosclerosis contributes to lower back pain, The Annual Meeting of the AAOS, Fevereiro 2002 (LINK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário