Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que fazer para proteger os joelhos na atividade física?




Para atletas, iniciantes e até sedentários, proteger o joelho deve estar entre as prioridades na hora de se exercitar. Afinal, essa articulação é muito solicitada em qualquer exercício físico ou atividade diária. Já que os joelhos sofrem tanto impacto dos exercícios e da vida cotidiana, é importante mantê-los saudáveis. Veja as sugestões abaixo:

Use o salto mais baixo possível
Saltos mais altos jogam o corpo para frente e sobrecarregam os joelhos. Procure também sapatos que tenham contrafortes duros (parte do sapato que acomoda o calcanhar) porque ajuda a estabilizá-lo.

Para esportes, compre calçados desenvolvidos para a prática
Calçados de caminhada para caminhar, calçados de corrida para correr e assim por diante. Usar calçados de corrida para caminhar pode causar dores na tíbia e, em alguns casos, dores no joelho. Frequentemente, problemas nos joelhos são simplesmente o resultado de caminhar ou correr com sapatos que estão desgastados.

Não deixe o peso passar da medida
Quilos a mais sobrecarregam as articulações dos joelhos, tornozelos e quadril. Na corrida, por exemplo, há uma pressão cinco vezes maior de carga em cima dos joelhos.

Fuja do sedentarismo
Quem não faz nenhuma atividade pode sofrer desconfortos durante esforços, como subir escadas ou longas caminhadas. Isso é resultado do encurtamento dos músculos da parte da frente da coxa, o que causa o deslocamento da rótula. Para resolver o problema exercite-se.

Reveze as atividades físicas
Diversifique a malhação. A repetição excessiva de alguns movimentos desenvolve e fortalece alguns músculos, porém outros ficam esquecidos.

Observe o seu caminhar
Ter a pisada para dentro ou para fora deixa as articulações fora do eixo, o que sobrecarrega tornozelos, joelhos e quadril. O ideal é usar sapatos ortopédicos indicados por um médico para neutralizar a questão.

Não fique sentindo dores
A dor é um sinal de que algo está errado e que, se forçá-lo pode causar mais problemas. Nesse caso, procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails