Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Breve história da Massagem - Parte II


Prática da Massagem na Educação Física

Considerado o pai da massoterapia mundial. Per Henrik Ling, da Suécia, que em 1813 foi quem criou o primeiro instituto de massagem, no Central Royal Institute Of Gymnastics em Estocolmo. Ling organizou a massagem e os exercícios terapêuticos num sistema que se tornou conhecido como ginástica médica. Os seguidores de Ling continuaram seu trabalho e por volta de 1860 havia institutos espalhados na Inglaterra, França, Áustria, Alemanha e Rússia.

Como muitas formas de tratamento médico, a massagem tem sido usada com excesso e proposta para efeito de cura de todas as doenças, num ou noutro período da história. E existiram vários relatos que atacavam o usos fraudulento da massagem , escandaloso e associando-o à charlatanice e prostituição, como no British Medical Jornal, em 1894.

Na virada do século, a massagem começou a ser adotada nos Estados Unidos, devido a escritos e influência de Douglas Grahm, um médico de Boston, e John Kellogg, de Battle Creek que escreveu em 1900 o Livro Manual de Massagem, um dos mais notáveis livros sobre massagem, no Brasil encontramos exemplares na Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo. Tanto Mennell, como Cyriax, na Inglaterra, usaram uma aplicação específica de massagem com fricção profunda para estruturas articulares profundas contráteis e não contráteis lesadas, tanto em condições agudas como crônicas. No Brasil com o aumento de indústrias e desenvolvimento automobilístico, com o crescimento de serviços e concentração urbana.

Aparece o estresse e fadiga, apresentamos uma proposta inovadora da prática da Massagem Antiestresse voltada principalmente para os profissionais de educação física. Este método tem ganho popularidade em muitos países na América e na Europa nos últimos anos. Certamente será a prática mais comum, com a vinda para América do Panamericano e para o Brasil com a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Leia ano link abaixo, "Breve história da Massagem - Parte I"
http://williamsportmassagem.blogspot.com/2011/09/pratica-da-massagem-na-educacao-fisica.html

Por André Nessi


Referência Bibliográfica:

NESSI, André Massagem Antiestresse –Uma abordagem teórica e prática para o Bem Estar. Phorte Editora – São Paulo – 2010.
NESSI, André Massagem Integrativa aplicada á Atividade Física Adaptada. Capítulo 20, TEIXEIRA, Luzimar – Atividade Física Adapatada – Teoria e prática. Phorte Editora – São Paulo – 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails