Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011

Escoliose e dor nas costas



A escoliose vista de um ângulo posterior define-se como um desvio assimétrico lateral resultado da ação de um conjunto de forças que atua sobre a coluna. A escoliose apresenta-se não só como curvatura lateral mas também a um nivel tridimensional, ou seja, além da curvatura lateral a coluna também efetua rotação sobre si própria e inclinação. Um pouco diferente da chamada atitude escoliótica que somente apresenta o desvio lateral não sendo ela permanente como também não evolui para outros niveis de deformação.


No entanto em ambas as duas existe um conjunto de forças que vão desiquilibrar a harmonia da estrutura causando dor em diferentes areas das costas. Esse conjunto de forças está ligado ao uso de mochilas pesadas em criança, parto dificil e traumatizante,desiquilibrios musculares e tecido conjuntivo, má postura fetal, fatores genéticos, no entanto através de estatisticas que foram feitas pela comunidade cientifica e médica, concluiu-se que a escoliose desenvolve-se mais em moças do que em rapazes e desenvolve-se durante a adolescência aproximadamente em 80% dos casos.


Uma escápula mais saliente, um lado do quadril mais proeminente, espaços desiguais entre o braço e o tronco, cabeça não centralizada, um dos ombros mais alto...são alguns dos sinais que podem indicar formação de escoliose.
A grande maioria das escolioses aproximadamente 70 % sao de origem idiopática ou seja, de causa desconhecida.
A palavra idiopática provem do grego idios- Pessoal, próprio,+ patheia que significa sensação de sofrimento.

Os músculos do corpo e da coluna foram criados para atuarem simétricos e aos pares. Ora no caso da coluna e da escoliose, basicamente quando um dos elementos do par adquire mais tensão que o outro, acaba por exercer alguma força sobre a coluna puxando-a para seu lado e consequentemente enfraquecendo o par oposto.
Isto a meu ver é uma definição bastante geral e básica mas que ilustra bem o processo da escoliose de uma forma simples.

No que toca ao tratamento da escoliose, existem várias considerações a tomar em conta tais como a gravidade do desvio da coluna, o estilo de vida do paciente se tem algum impacto na condição,o local da curva dado que ela tende mais a desenvolver na zona torácica ao contrário da zona lombar.


Algumas técnicas de massagem podem ser de grande valia para o alivio de dor relacionada com esta condição. Alongamentos passivos, no sentido de alongar músculos hipertónicos no lado côncavo da curvatura, dando assim origem a uma diminuição de forças de tensão. É também de grande importância a mobilização da pele no sentido de aumentar a sua elasticidade para criação de mais espaço e descongestionamento. Também o arrasto profundo de todo o tecido no sentido côncavo-convexo vai ajudar a realinhar alguma da estrutura muscular que se desvia das suas zonas naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails