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quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

feliz ano novo


Um ano novo com muita sáude!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Alongamento dos ombros

O alongamento dos ombros ajuda a diminuir a tensão na região atrás do pescoço.



Passo 1
Sente-se com a postura ereta, o tronco erguido e as pernas cruzadas. Estenda os braços para os lados e para fora.



Passo 2
Cruze o braço direito sobre o peito. Pressione a parte da frente do braço esquerdo contra o peito. Fique nessa posição por 30 a 60 segundos, depois relaxe o corpo. Repita o movimento com o braço esquerdo.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Tensão muscular


A tensão muscular pode ser usada como um bom indicador do estresse físico e emocional. Toda tensão psicológica ou física se traduz por um aumento da tensão muscular, que tem como função preparar o corpo para uma situação de defesa. Quando essas situações ultrapassam o limite do organismo suportar o estresse, existe um processo de não recuperação do organismo, produzindo tensão muscular excessiva que terá ainda outros efeitos sobre o funcionamento do corpo.

Essa tensão muscular excessiva é responsável no estado de estresse pelas contrações dolorosas de certos músculos, os quais desenvolvem contraturas, denominadas Pontos-Gatilho ou Pontos Sensíveis (nódulos duros encontrados nos músculos).


EFEITOS QUE PODEM ESTAR ASSOCIADOS AO AUMENTO DA TENSÃO

*má postura: leva ao encurtamento muscular e estes quando forçados a um alongamento podem causar dor local e referida.
*bruxismo: ranger dos dentes que podem ocorrer pela contração muscular crônica
*cefaléia de tensão (ou de contração muscular): dores de cabeça que podem ocorrer devido ao aumento da tensão muscular e irritação dos pontos-gatilho.

Exemplo de ponto-gatilho e seu padrão de dor referida.


O ponto-gatilho que produz a dor referida pode estar associado com a cefaléia (dores de cabeça) de tensão.

A atividade física é um meio eficaz de atuar nessas situações, pois além de agir diminuindo o stress, pode atuar na musculatura fazendo com que o tecido conjuntivo e a musculatura retornem ao seu comprimento natural. Além dessa ação há também o efeito sobre o tônus muscular, diminuindo-o pela sua ação sobre os órgãos proprioceptores, principalmente quando utilizam-se os exercícios de alongamento.

IMPORTANTE
Para o relaxamento do Ponto sensível:

Realize sempre exercícios de alongamento ao final do seu treinamento.
A massagem no ponto-gatilho pode ter um resultado excelente tanto para o relaxamento muscular quanto para a postura.
A massagem suave pode também ser realizada antes, durante e após o alongamento.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Com muita:
Paz,União,Alegrias,Esperanças,Amor,Sucesso,
Realizações,Luz,Respeito,
Harmonia,Saúde, Solidariedade,Felicidade
,Humildade,Confraternização,
Pureza,Amizade,Sabedoria,Perdão,
Igualdade,
Liberdade,BoaSorte,Sinceridade,
Estima,Fraternidade,
Equilíbrio,Dignidade,Benevolência,
Fé,Bondade,Paciência, Gratidão ,Força,
Tenacidade,Prosperidade,Reconhecimento.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Massagem para liberação muscular


liberação muscular:

Massagem realizada em todo o corpo com o objetivo de liberar o tecido muscular.É altamente relaxante.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dores na coluna ocorre devido a sobrecarga e má postura


Especialistas afirmam que uma em cada duas pessoas tem ou terá problemas nas costas que irão atrapalhar as atividades do dia a dia.

"As principais dores na coluna lombar são causadas por sobrecarga mecânica e má postura", explica o ortopedista Arnaldo José Hernandez, chefe do Grupo de Medicina do Esporte e Cirurgia do Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP). Os primeiros sinais são sutis e surgem como dorzinhas suportáveis. Porém, podem se intensificar, irradiar pela perna, causando grande desconforto, e terminar com inflamação nos músculos, provocando a sensação de "travamento".

À exceção dos casos de pessoas com propensão genética, as doenças da coluna são comuns em sedentários, obesos e em quem permanece muito tempo em uma mesma posição - sentado ou em pé. Sem força, a musculatura da cintura e as articulações não suportam o impacto do corpo com o chão e inflamam. "Posturas viciosas, desequilíbrio muscular e falta de uso da musculatura abdominal causam dores nas costas", diz Gerceli Angeli, diretora do Centro de Medicina de Atividade Física e do Esporte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

As crises são tratadas com uso de medicamento e repouso. Mas, como alerta Gerceli, o tratamento é para sempre e deve ser feito com exercícios de correção postural e fortalecimento da musculatura e alongamento.

Autor do livro "O segredo da coluna saudável" (Editora Gaya), o quiropraxista Jason Gilbert estimula seus pacientes a manter atividades físicas regulares e a aprender a sentar, dormir, levantar e caminhar de maneira correta. "A caminhada já ajuda a fortalecer os músculos e adiar as crises".

Vice-presidente do Comitê de Coluna da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sérgio Zylbersztejn lembra que é preciso consultar um especialista quando as dores não cessam. "Algumas doenças impactam na coluna, mas não estão relacionadas, como gota e problemas renais". As informações são do Jornal da Tarde.

do UOL Ciência

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Contra-indicação da massagem


Quando que a massagem não é indicada em um exercício físico:

A massagem é contra indicada em lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensiblidade ou aversão ao toque, casos de febre , infecções, tumores e TVP ( trombose venosa profunda), nestes últimos casos, a mobilização dos tecidos pode disseminar ainda mais a infecção, pode acelerar a proliferação do tumor e até deslocar o trombo, provocando embolia pulmonar e/ou acidente vascular encefálico.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

APOTERAPIA


Apoterapia é uma entre diversas técnicas de massagem difundidas no mundo, ela é um recurso massoterapêutico utilizado em atletas visando reduzir os riscos de lesões e potencializar ganhos psicofisiológicos, otimizando assim a saúde do atleta e maiores chances de uma equipe na competição.

Designa-se por Apoterapia a massagem dada aos atletas antes e após a prática desportiva.

Os gregos utilizavam-na, acreditando que preparava a musculatura antes da competição e limpava os membros de matérias supérfluas e fluídos após todo o esforço despendido.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Massagem para Finalidades Específicas




- Massagem Esportiva

A massagem esportiva vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica, à medida que um número cada vez maior de pessoas de todas as idades se envolve na prática dos esportes.

Efeitos da Massagem Esportiva:

* Diminui as lesões de treinamento;
* Melhora a consistência do treinamento;
* Ajuda a prevenir lesões musculares e tendinosas;
* Promove a cura de lesões agudas;
* Promove a cura completa, ao evitar que problemas agudos tornem-se crônicos;
* Promove a cura de lesões muito prolongadas (rompe aderências para a restauração da mobilidade);
* Reduz os espasmos musculares para a promoção da restauração do funcionamento muscular normal;
* Incentiva uma atitude mental relaxada;
* Aumenta a confiança;
* Capacita o atleta a permanecer no seu esporte por mais tempo.

A literatura não apóia o uso de lubrificantes, cremes ou géis. Para técnicas mais profundas, as substâncias oleosas podem reduzir demasiadamente a fricção, tornando os tecidos escorregadios demais.

É importante que qualquer pessoa que aplique massagem esportiva lembre-se que ela não serve como substituta dos exercícios de alongamento e aquecimento. A massagem deve ser um meio auxiliar destas atividades.

As técnicas da massagem esportiva não são diferentes das usadas para outras aplicações. A escolha da técnica mais eficaz depende da experiência e prática.

Os objetivos da massagem esportiva são:
(1) prevenção de lesões (que se concretiza pela manutenção de um comprimento em repouso ideal dos músculos);
(2) efeito benéfico duradouro para as lesões agudas e crônicas; e
(3) prevenção da dor.

Para assegurar que estes objetivos irão se concretizar, recomenda-se a adoção do seguinte regime:

(1) a massagem torna-se parte da rotina de treinamento. Ela é ministrada antes do aquecimento e ou tratamento, conforme a necessidade.
(2) Técnicas profundas são incluídas na rotina para os músculos, ligamentos e tendões que estejam vulneráveis; e
(3) massagem de condicionamento usando técnicas de pétrissage (amassamento) e tapotement (percussão).

Qualquer pessoa que tente aplicar qualquer técnica de massagem, deve compreender os efeitos esperados e as indicações para seu uso. Devem ser levados em consideração a idade e os estados psicológicos e físicos do cliente. Precauções de segurança e contra-indicações também devem fazer parte da linha de raciocínio para a seleçaão das técnicas. O tecido mole deve ser avaliado por observação e palpação para que seja detectada qualquer alteração. A avaliação objetiva da função, comprimento e força dos músculos, e mobilidade e amplitude das articulações, juntamente com um registro acurado dos locais dolorosos proporcionam informações relevantes.

A massagem será aplicada mais adequadamente como parte integrante de um programa terapêutico completo.

* Massagem Pré-evento


Para a promoção da velocidade, força e resistênci, e para evitar lesões, é razoável o uso da massagem para:
(1) romper aderências,
(2) aumentar a nutrição celular;
(3) aumentar a circulação e

(4) reduzir o espasmo muscular.

A duração ideal para a aplicação da massagem é de 20 a 30 minutos antes do aquecimento. A massagem não deve, em si, aumentar a temperatura central do corpo; entretanto, deve aquecer as partes do corpo que irão se beneficiar mais com o aquecimento e alongamento específico subseqüentes.

* Massagem para Lesões Esportivas

Embora seja preferível a prevenção, discutiremos o uso da massagem no tratamento das lesões agudas e crônicas.

* Lesões Agudas

Para as lesões ligamentares e tendinares, é preferível incentivar o desenvolvimento precoce de uma rede fibrilar ordenada.

A fibroplasia pode ser evitada mediante a inibição de uma reação inflamatória.
Lacerações ligamentares recentes respondem bem a fricções menos vigorosas aplicadas imediatamente, para que seja passivamente mantida a mobilidade no ligamento. Fricções transversais leves podem ser aplicadas quando os fibroblastos estão recém-formados, e antes que fiquem firmemente aderidos. Fricções profundas vigorosas são mais apropriadas nos casos de lacerações crônicas. Estes movimentos induzem o efeito atenuador da hiperemia ao aumentar a circulação sangüínea para a área, de modo que a substância P é destruída com maior rapidez. Em decorrência disso, a dor fica reduzida durante o tratamento, que habitualmente leva de 15 a 20 minutos, e por cerca de meia hora depois da massagem.

* Lesões Crônicas

Para a obtenção de efeitos terapêuticos, pode ser efetuado um alisamento profundo com os polegares trabalhando lado a lado ou um após o outro, objetivando a estimulação do fluxo da linfa e a indução da hiperemia nos tecidos mais profundos. Um cotovelo, um ou mais dedos, ou a parte cranial carnuda da palma da mão pode ter utilidade durante o deslocamento ao longo das fibras musculares. A massa dos tecidos do paciente e sua aceitação da técnica que está sendo aplicada determinarão a profundidade da massagem. Outros tipos de massagem e técnicas associadas que podem ter utilidade no tratamento das lesões esportivas crônicas são Cyriax, acupressão/Shiatsu.

Para o espasmo muscular, um suave alongamento após a aplicação de frio ou calor pode reduzir a dor. O alongamento de músculos lacerados apenas aumenta a dor, induz ao maior espasmo nas fibras musculares intactas e estabelece-se um ciclo adverso: mais espasmo leva a mais dor e a menos flexibilidade do tecido. Este ciclo pode ser interrompido pela massagem.

A sensibilidade muscular retardada é um fenômeno que ocorre mais freqüentemente após um exercício ao qual o indivíduo não está acostumado. O espasmo muscular tônico tem sido um achado comum, e em muitos casos de sensibilidade muscular retardata o tecido cojuntivo estava lesionado. Alguns experimentos clínicos descobriram que a massagem pode proporcionar uma recuperação mais rápida e gradual da sensibilidade muscular retardada, em comparação com a ausência de tratamento.

A massagem no tecido conjuntivo para lesões esportivas crônicas pode ser útil, porque esta técnica pode aliviar a dor e aumentar a microcirculação dos leitos vasculares. Para o tratamento das lesões esportivas, em que áreas musculares estão "presas", é provável que traç!oes longas e rasas do tecido conjuntivo sejam eficazes.

* Treinamento e Massagem Pós-evento

O lento alisamento dos tecidos moles e o amassamento dos músculos são dois movimentos amplamente utilizados. Estas técnicas são aplicadas durante 10 a 30 minutos para aumentar o relaxamento, tanto em sessões de treinamento como no dia de um evento. Os maiores ganhos relatados ocorreram na força. Também verificaram que as técnicas de massagem têm uma possibilidade duas a três vezes maior que o repouso, para a promoção da recuperação.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Manutenção preventiva


A massagem depois do esporte é sempre uma excelente maneira de manter o corpo em dia e pronto pra ser usado.

Nosso corpo é inteligente, ele se defende do esgotamento do nosso estoque de energia. O primeiro sintoma antes desse esgotamento é a fadiga, que aparece para evitar a queda total das reservas energéticas.

No entanto, esse limiar da fadiga pode ser aumentado ou retardado. Quanto melhor preparado, mais tempo o corpo agüentará o esforço e mais eficiente será sua recuperação.

Por volta dos 26 anos de idade estamos no auge da nossa forma física. Nessa fase, nosso corpo responde bem aos desgastes provocados pelos exageros.

Mas, à medida que os anos vão passando nosso metabolismo* sofre mutações e naturalmente vamos percebendo mudanças significativas no funcionamento do corpo.

O efeito do dia seguinte à balada, que antes tirávamos de letra, passa a demorar mais para passar. A recuperação depois de longas horas de esporte torna-se mais lenta, as dores musculares rotineiras que surgem após o esforço físico demoram mais para ir embora.

Esses e vários outros sinais de que o nosso corpo esta mudando e o metabolismo desacelerando nos forçam a acompanhar e se adaptar a essas mudanças.

Várias caídas no mar com tempo prolongado sem uma ponderação sobre a alternância entre atividade e repouso podem levar a um estado de fadiga crônica e queda de desempenho, dando margem para o surgimento de lesões.

Preste atenção em alguns sintomas que mostram que estamos exagerando:

- dificuldade de pegar no sono, dormir pouco ou acordar muitas vezes durante a noite, e durante o dia sentir forte sonolência.
- irritação por motivos bobos.
- novas dores surgem com mais freqüência, principalmente depois de atividades esportivas.
- falta de fome e descuido com alimentação.
- desânimo, muitas vezes sem motivo.
- doenças como gripe atacam com mais facilidade.

Ao sentir alguns desses sintomas, diminua o ritmo e avalie a sua atividade, pois você pode estar beirando ao um "overtraining", ou excesso de treinamento. Se possuir mais de 30 anos convém procurar um médico esportivo para realizar uma bateria de testes clínicos e laboratoriais.

Essa dor, essa incapacidade que sentimos, é uma defesa orgânica, é uma produção excessiva de acido lático, fator limitante do exercício produzido pelo nosso corpo através dos exercícios vigorosos.

Esse ácido lático que produzimos quando exercitamos em demasia é eliminado pelo corpo depois de algumas horas de repouso. Com um trabalho de recuperação imediatamente após o exercicio conseguimos acelerar esse processo de eliminação proporcionando uma melhor recuperação e sensação de bem-estar.

Durante treinamento de vários dias é natural que você se sinta cansado, com dores pelo corpo, mas se essas dores forem localizadas, tipo na coxa direita e no ombro esquerdo, diminua o ritmo, descanse, treine menos, aprenda a ouvir e conhecer o seu corpo.
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