Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Massagem e técnicas neuromusculares



Um dos grandes objetivos da massagem consiste na eliminação dos produtos metabólitos ou seja, a matéria gasta que é formada no músculo quando do exercício ou atividade, e que não é expelida pelo corpo.

Existem algumas técnicas de base bastante eficazes e direcionadas para este aspecto.
As fricções profundas (Ciriax) são um exemplo a considerar.Esta técnica,é direcionada para libertação de aderências pós lesão,contraturas musculares,tendinites, rigidez articular etc.Ela consiste em movimentos bem localizados e profundamente penetrantes, numa direção circular ou transversal as fibras musculares do tecido-alvo , usando as pontas dos dedos, almofada do polegar ou palma da mão sem aplicação de óleo, dependendo da área que se pretender incidir o tratamento, seja ela relativa a tendão, ligamento, cápsula articular ou fibra muscular.

Quando da aplicação da técnica transversal nas fibras, é necessário que as mesmas estejam em estiramento para que haja uma maior eficacia, assim como o movimento dos dedos e a superficie cutânea devem movimentar-se em conjunto (para frente ou para trás) sobre os tecidos mais profundos. A qualidade e quantidade de arrasto de tecido é de grande importância para a eficacia desta técnica.

No que toca a fricções em círculo, esta técnica é aplicada normalmente com o segundo terceiro e quarto dedo ou com o polegar, de preferência numa direção de força inclinada iniciando pequenos círculos sobre o tecido alvo, aumentando de forma progressiva a pressão a cada círculo consecutivo.

Ambos estes movimentos de massagem são desconfortáveis e dolorosos, não devendo ser insuportáveis. Podem se extender de 5 a 20 minutos, e apesar da possível sensação dolorosa pós massagem, é recomendável a continuação do tratamento as vezes que sejam necessárias até se atingir os resultados pretendidos que, passam por aumento de flexibilidade, descongestionamento e aumento de amplitude articular.

As pressões profundas nos tecidos são efetuadas para causar lesão e inflamação controlada, provocando a liberação de certas substâncias que atuam nos capilares e arteríolas facilitando a vasodilatação. Esta vasodilatação provoca aumento de liquido, que consequentemente irá produzir distensão local na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails