Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Osteopatia


É uma ciência terapêutica baseada na biomecânica do corpo.
A sua origem data do final do século XIX quando o médico Andrew Taylor Still identificou a inter-relação entre o sistema músculo-esquelético e o resto do corpo.

Como atua a osteopatia
Pelo tratamento manual e natural, uma vez que o corpo possui uma capacidade de cura e reequilíbrio. A função do osteopata é tratar, através das mãos, as disfunções somáticas e estruturais do corpo.

Qual e o campo de ação da osteopatia
O aparelho da locomoção, coluna vertebral, articulações, músculos, ligamentos e fasciais. O sistema visceral, certos desequilíbrios funcionais.
A osteopatia craniana.

Tratamento
A osteopatia é recomendada nos seguintes casos: dores nas costas, nas cervicalgias, torcicolos, neuralgia cervicobraquial, dorsalgias, lombalgias, ciática, lesões desportivas.
Stress, irritabilidade, dores de cabeças.

É um meio para reencontrar uma postura adequada e movimentos sem dor. Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, visa uma harmonia holística do corpo, proporcionando bem estar.

A osteopatia atua na prevenção de vários distúrbios, sendo ainda eficaz como complemento a práticas psicológicas e médicas.

Aprenda a ouvir o corpo

É um meio de sentirmos o corpo e entrarmos em contato com as suas tensões e desequilíbrios.
Despertando uma nova e mais profunda consciência do corpo, aprendemos a conhecê-lo melhor e a respeitá-lo, tornando-nos mais sensíveis ao seu ritmo e necessidades.

Metodologia
Técnicas estruturais: manipulações articulares.
Técnicas rítmicas: estiramentos, bombeios.
Técnicas funcionais: relaxamento das fáscias.
O tratamento osteopático inclui um exame completo com a anamnese, observação de postura e avaliação dos tecidos e articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails