Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Aprenda a descansar



Todos sabemos quanto o sono de boa qualidade influencia o nosso desempenho físico, cognitivo e o nosso bem estar. Passar o dia com aquela sensação de cansaço, de que tudo se torna mais difícil: concentração, humor e disposição. Por outro lado, uma boa noite de sono nos transforma em seres mais produtivos e bem humorados.

Um grupo de estudiosos do Instituto do Sono da cidade de São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), identificou que 27,1% dos indivíduos fisicamente ativos e 35,9% dos não ativos reclamam de distúrbios de sono associados com a insônia. Participaram da pesquisa 1.000 indivíduos de todas a regiões da cidade, representando todas as classes sociais. Em resposta à pergunta número um, parece que pelo menos um terço da população sofre com o sono.Em relação à pergunta número dois, parece que quem pratica atividade física tende a apresentar menos distúrbios do sono.

Ainda neste mesmo estudo, os pesquisadores citam que um grupo de cientistas encontrou respostas similares em uma amostra da população australiana. Ótima notícia! No entanto, precisamos ter cuidado ao interpretar estas informações. Há indícios que evidenciam que o excesso de exercício (correr por mais de uma hora em uma sessão de treino, por exemplo) pode prejudicar o sono. Portanto, o equilíbrio volta a ser o ponto-chave para nos auxiliar a dormir melhor. Temos que praticar atividade física, porém em doses moderadas.

Referências bibliográficas
1-PJF Martins, MT Mello… – Rev. Bras. Med. Esp., 2001
2-Mello, M. T, Fernandez, A. C. e Tufik, S. LEVANTAMENTO EPDEMIOLÓGICO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Rev. Bras. Med. Esp., 2000


Preparativos para dormir

-evitar exercícios pesados antes de ir para cama

-evitar bebidas alcoólicas até 4 horas antes de dormir

-evitar leituras, filmes, músicas de grande intensidade emocional

-tomar banho relaxante

-fazer um leve alongamento, quase um espreguiçar

-massagem não é nada mal

-permanecer em silêncio e no escuro

-trabalhar a respiração

-sexo sempre ajuda muito


Condições ideais

-silêncio

-apoio do corpo em local plano, uniforme e de preferência não muito mole

-cama bem preparada

-colchão adequado

-temperatura do quarto o mais estável possível

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails