Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Massagem Transversa profunda


EFEITOS DA MASSAGEM TRANSVERSA PROFUNDA DE CYRIAX

INTRODUÇÃO:

A palavra massagem vem do grego masso, que significa amassar [1]. Sua prática vem desde os tempos pré-históricos e é mencionada nos registros médicos mais antigos como forma terapêutica.

O século XX foi marcado por um maior interesse pela medicina manual dentro da profissão médica tradicional. O Dr. James Cyriax ficou famoso por seus livros sobre o assunto, tendo também colaborado para a expansão da formação e da esfera de ação dos fisioterapeutas. Incorporou os procedimentos da medicinal manual na pratica da “medicina ortopédica” e fundou a Society for Orthopedic Medicine [2]. O Método do Dr. Cyriax consiste na avaliação em torno da função de cada tecido móvel, obtendo respostas positivas e negativas para selecionar a tensão desse tecido, formando um padrão cuja análise tem como base à anatomia aplicada. No início de sua residência em ortopedia ele constatou que um grande número de pacientes era portador de lesões do sistema músculo-esquelético que não podiam ser diagnosticadas e, para tanto, todos eram encaminhados para o centro fisioterápico onde recebiam condutas que na época não eram bem fundamentadas como aplicação de calor, massagem e exercícios. Dr. Cyriax, em determinado momento escreveu: "Movimentos ativos: testam articulações e músculos; movimentos passivos testam apenas as articulações; movimentos resistidos testam somente os músculos". Assim, Cyriax finalmente havia formulado a ferramenta de diagnóstico que tanto buscara e a resposta podia ser descoberta através do “tensionamento seletivo” [3].

Segundo De Domenico [4], Dr. Cyriax foi um expoente na massagem por fricção profunda e seus textos que tratam sobre o assunto se tornaram padrões essências para as técnicas empregadas até hoje.


TECIDO CONJUNTIVO
A massagem por fricção profunda foi projetada, sobretudo, para atingir o tecido conjuntivo, tendões, ligamentos e músculos.

O tecido conjuntivo é o principal dos tecidos moles. Por definição, ele conecta todos os outros componentes dos tecidos moles em seu papel funcional. Engloba os músculos, tendões, tecido adiposo, osso, cartilagem, sangue e linfa [5].

Os tecidos conjuntivos originam-se do mesênquima e este deriva do folheto embrionário médio ou mesoderma.Estes tecidos possuem três tipos principais de fibras a saber: as colágenas, as reticulares e as elásticas.

Para Junqueira & Carneiro [6], as fibras elásticas cedem facilmente mesmo a trações mínimas, porem retomam sua forma inicial tão logo cessem as forças deformantes. São compostas por dois componentes estruturais, a elastina e a microfibrila. As fibras elásticas e as laminas são os maiores componentes dos vasos arteriais, ligamentos, bronquíolos, pele e cartilagem [7].

As fibras reticulares são formadas por colágeno do tipo III associado a um elevado teor de glicídios. Formam o arcabouço dos órgãos hematopoiéticos (baço, linfonodos, medula óssea vermelha, etc...). Além disso, formam redes em torno das células musculares e das células de muitos órgãos epiteliais como, por exemplo, o fígado, os rins e as glândulas endócrinas.

As fibras colágenas são constituídas de uma proteína denominada colágeno. Este é o maior componente dos tendões, ligamentos, ossos e estroma da córnea [7]. O colágeno possui diferentes classificações frente a sua localização e função.

MASSAGEM TRANSVERSA PROFUNDA
Trata-se de uma técnica de massagem aplicada transversalmente, com a intenção de manter ou restabelecer a mobilidade normal em uma estrutura atingida, ou ainda, retomar a função. Após uma lesão muscular ocorre formação de tecido cicatricial, podendo resultar em adesões entre as fibras musculares, causando dor quando o músculo se contrai. Da mesma forma, tendões e ligamentos podem ser lesados, resultando em uma cicatriz inflamada e aderência do ligamento à superfície óssea. Todos esses fatores podem levar a perda de função, dor e limitação para as atividades do cotidiano. A massagem transversa profunda é utilizada para quebrar essas adesões, permitindo aos músculos, ligamentos e tendões tratados readquirir a função normal e sem dor.

A massagem transversa profunda não guarda qualquer relação com a massagem convencional e tem como princípio básico o realinhamento dos tecidos moles após lesão músculo-tendineo-ligamentar (figuras 1 e 2) [9].

EFEITOS BIOLÓGICOS
A pressão contínua e profunda nos tecidos causa uma certa lesão local e libera uma substância similar à histamina, chamada substância H, e outros metabólicos que atuam diretamente nos capilares e arteríola no local, causando uma vasodilatação. A resposta irá depender da profundidade da manipulação e da duração da aplicação. A vasodilatação local promove um aumento do liquido tecidual na área, o que provocará distensão local. Com efeito, o movimento produz uma inflamação controlada da área alvo e, ao mesmo tempo, mobiliza as estruturas que não estavam tendo uma boa mobilidade.

Com freqüência o tecido cicatricial secundário a uma fibrosite ou traumatismo é doloroso e sem mobilidade. Essas características podem ficar comprometidas por qualquer organização local de tecido fibroso, resultando provavelmente em uma perda de funcionamento articular e até mesmo do membro acometido.

A massagem transversa profunda, juntamente com outras intervenções em um programa terapêutico planejado são úteis no tratamento das lacerações musculares, lesões musculotendinosas, tendinites e rupturas tendinosas parciais (lacerações tendoperiósticas), tendossinovites, torções ligamentares, endurecimento de áreas subcutâneas e tecido cicatricial [4].

CONTRA INDICAÇÕES

As principais contra-indicações para as fricções profundas são semelhantes a outros movimentos de massagem, sobretudo os que envolvem a aplicação de uma pressão significativa sobre os tecidos. Entre elas podemos citar:

>> Lacerações musculares agudas (sobretudo hematomas intramusculares);

>> Articulações agudamente inflamadas;

>> Doenças de pele (sobretudo dermatite aguda, psoríase, ou qualquer infecção cutânea comunicável) na área a ser tratada;

>> Vasos sanguíneos lesionados ou enfermos (sobretudo tromboflebite e trombose de veia profunda) na área a ser tratada;

>> Neoplasia ou tuberculose na área a ser tratada ou em suas proximidades;

>> Infecções bacterianas na área a ser tratada, ou em suas proximidades, sobretudo infecções articulares [10].



CONCLUSÃO

Conclui-se que a Massagem Transversa Profunda, descoberta pelo Dr. Cyriax, faz parte do arsenal do profissional de terapias para que o utilize sempre quando o tecido músculo-esquelético apresente limitações decorrentes de uma fibrose tecidual demasiada a qual atrapalha o movimento funcional normal dos pacientes. Empregar corretamente a técnica e o momento certo de aplicá-la poderá auxiliar o profissional no restabelecimento da função e normalização do processo cicatricial.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. CASSAR, Mario-Paul. Manual de Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.

2. GREENMANN, Philip E. Princípios da medicina Manual. 2ªed. São Paulo:Manole, 2001.

3. COUTINHO, Fernanda; OLIVEIRA, Graziane de. Método Cyriax. Disponível em : http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/cyriax.htm Acessado em 25 de abril de 2006

4. DE DOMENICO, Giovanni. Técnicas de Massagem de Beard . 4ªed. São Paulo: Manole, 1998.

5. CAILLIET, René. Doenças dos Tecidos Moles. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

6. JUNQUEIRA, L.C ; CARNEIRO, José. Histologia Básica. 8ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A.,1995

7. HENRIKSON, Ray C.; KAYE, Gordon I.; MAZURKIEWICZ, Joseph E. Histology. Baltimore:Williams&Wilkins, 1997.

8. SNELL, Richard S. Histologia clínica. Rio de Janeiro: Interamericana, 1985.

9. IGF. INSTITUTO GOIANO DE FISIOTERAPIA. Serviços. Disponível em http://www.gosites.com.br/igf/terapia_manual.htm#Massagem%20Transversa%20Profunda .Acessado em 26 de abril de 2006.

10. ROSA FILHO, Blair Jose, Massagem Neuromuscular, Disponível em: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/massagem.htm Acessado em 26 de abril de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails