Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Necessidades da Massagem desportiva


No século XIX, surge o pai da ginástica sueca, Peter H. Ling, que a utilizou no desporto, no Instituto de Ginástica de Estocolmo, e observou seu valor como terapia de apoio. A partir daí a massagem foi difundida amplamente.

Necessidades da Massagem:

Há muitos fatores que contribuem no processo degenerativo das células e músculos e no envelhecimento precoce, contamos alguns: sol em excesso, grandes variações de temperatura, uso de roupas apertadas, banhos muito quentes, vida sedentária e alimentação não balanceada.

A massagem não visa substituir a ginástica ou exercício voluntário, antes disso, deve ser vista como complemento dos exercícios ativos.
A massagem deve ser realizada com cuidados, respeitando estruturas como a pele, vasos arteriais, venosos e linfáticos, e não deve provocar hematomas ou dor. E, então, com o estímulo dos órgãos responsáveis pela nutrição dos tecidos e eliminação de toxinas, ocorre a sensação de bem estar.

A massagem apesar de ser exercício passivo, movimenta e ativa sistema muscular, nervoso e circulatório. Como exercício passivo, toxinas são eliminadas durante as manipulações, levando o paciente a um estado de bem estar e relaxamento.

A massagem desportiva é utilizada antes de acontecer á atividade física do atleta, aplicamos a massagem estimulante, por meio de deslizamento, amassamentos, percussões e fricções profundas e enérgicas com a duração média de 6 minutos. Não deve ser usada percussão sobre ossos, coluna vertebral, contratura muscular, região lombar, região mamária, região axilar, virilha, fosse poplítea e prega do cotovelo.

No esporte a massagem é bem mais conhecida principalmente no futebol e usada como parte do aquecimento dos jogadores e ou depois das partidas para aliviar as tensões. Podem ser usados os métodos do alisamento ou amassamento dependendo se o objetivo for o de atingir só a circulação periférica ou camadas mais profundas da musculatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails