Páginas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Aquecimento e alongamento: como prevenir lesões


Mantenha respiração relaxada durante o alongamento

1 Como deve ser feito?
A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.

Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

Torções - Uma das lesões mais comuns durante a prática dos esportes de aventura é a torção. Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém esse termo é freqüentemente usado em referência especifica a lesão de um ligamento, recebendo a seguinte graduação:

Grau I - ligamento preservado, dor leve ligamentar e edema local.

Grau II - frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma.

Grau III - ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

O fatores que fazem com que o atleta tenha um entorse de tornozelo são: musculatura fraca, tênis inapropriado, ligamentos frouxos do tornozelo, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails