Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Método Feldenkrais



Dr. Moshe Feldenkrais (1904-1984). Russo, físico, cientista, primeiro campeão de judo europeu. Feldenkrais fez revolucionárias descobertas sobre a relação entre nossos movimentos corporais e a maneira como nós pensamos, sentimos e aprendemos.

Em que consiste o método CONSCIÊNCIA PELO MOVIMENTO
Utiliza uma grande diversidade de sequências de movimentos, inicialmente simples, evoluindo para movimentos complexos e de maior amplitude, envolvendo imaginação, atenção e percepção.

CONHECER O FUNCIONAMENTO DO CORPO
A finalidade principal é perceber como o corpo funciona, e as relações das diferentes partes do corpo.

NADA COM ESFORÇO
O que precisamos na realidade é diminuir o esforço no movimento, para isso, precisamos primeiro desenvolver a nossa percepção para sentir e descobrir outros caminhos que exigem menos esforço e menos degaste nas nossas articulação e que preservem a integridade física.

“ REEDUCAÇÃO POSTURAL DINÂMICA ”
A nossa postura relaciona-se com nosso estado mental e os hábitos posturais segundo Feldenkrais, afetaria a personalidade.

"O volume de estímulos que chega ao sistema nervoso é proveniente da atividade muscular constantemente afetada pela gravidade"

"portanto a postura é uma das chaves mais importantes não apenas para a evolução mas também para a atividade do cérebro."

BENEFÍCIOS DO MÉTODO FELDENKRAIS.

Promove mudanças na respiração e na postura e torna os movimentos mais elegantes.
Desenvolve as qualidades físicas de coordenação e flexibilidade.
Desenvolve a qualidade e eficiência de seus movimentos, com um menor gasto energético.
A melhora da respiração associada com a diminuição da tensão muscular crônica reduz a fadiga e o stress.
Elimina dores e restrições na amplitude de movimento, eliminando desconforto.
Restaurar as funções em pacientes neurológicos e ortopédicos.

"O método Feldenkrais faz do impossível possível, do possível fácil, e do fácil elegante".
M. Feldenkrais




O Método Feldenkrais é um processo de aprendizagem que produz novas formas de movimentos — mais eficazes, confortáveis e saudáveis — pela exploração do grande potencial do sistema nervoso. Moshe Feldenkrais, seu criador, acreditava que a capacidade humana de aprender — incomparávelmente maior do que a de qualquer outra criatura viva” — dá-nos a extraordinária oportunidade de formar uma espécie de massa de reações aprendidas. Mas, junto com esse dom, temos uma “vulnerabilidade especial” para desenvolver maus comportamentos. Ao contrário, “as reações dos outros animais aos estímulos estão ligadas ao sistema nervoso em forma de padrões instintivos de ação, o que faz com que errem com menos freqüência e só diante de mudanças ambientais”. Mas, segundo Feldenkrais, nós podemos mudar — apesar dessa tendência. Se tiver oportunidade, nosso cérebro escolhe a maneira mais fácil e mais eficaz de agir. Mas cabe a nós fornecer-lhe os meios.

É isso que faz o Método Feldenkrais. Por meio de experiências físicas, e não de palavras, ele apresenta novas informações ao cérebro, retreinando-o para aceitar uma imagem melhorada em substituição à antiga imagem distorcida. Isso é realizado pelo desmembramento de movimentos e padrões funcionais em componentes menores, estabelecendo novas conexões neurais entre o córtex motor do cérebro e o sistema muscular. Depois de repetir muitas vezes uma seqüência de exercícios, a nova forma começa a parecer «normal” e natural. A repetição é necessária. Feldenkrais acreditava que ficamos tão acostumados ao padrão habitual e ineficaz, que nosso julgamento é prejudicado, o que faz com que qualquer mudança muscular nos pareça anormal. Não é suficiente tomar consciência de um padrão, diz ele, pois a “melhora na ação e no movimento aparece só depois que ocorre uma mudança no cérebro e no sistema nervoso”.

O Método Feldenkrais usa dois procedimentos para «religar” ou reeducar sutilmente o sistema nervoso. Na Integração Funcional, o trabalho de manipulação é feito na mesa, cada sessão é sob medida, pois o professor adapta cada aula de movimento às necessidades do corpo de cada aluno, usando, sensitivamente, as mãos para comunicar uma nova configuração sensorial e urna nova organização motora.


MOSHE FELDENKRAIS

Nascido na Polônia, na época da ocupação russa, Moshe Feldenkrais (1904-1984) imigrou para a Palestina em 1920. Formou-se em engenharia mecânica e elétrica, além de fazer um doutoramento na Sorbonne, na área de ciências. Passou dez anos em Paris no Curie Institute, período em que publicou vários artigos acadêmicos em co-autoria com FrédéricJoliot-Curie, ganhador do Prêmio Nobel.
Feldenkrais foi um dos primeiros europeus faixa preta em judô, fundador do Clube de Judô de Paris. Durante todo esse período, ele dava aulas para se sustentar. Engenheiro e fisico, atleta e mestre de judô, matemático e estudioso da acupuntura, ele transformou-se em reeducador funcional, depois de se curar de uma antiga lesão no joelho.

Quando jovem, Feldenkrais jogava futebol. Nessa época, machucou o joelho, que nunca se curou. Na Segunda Guerra Mundial, trabalhou dirigindo pesquisas anti-submarinas para o Almirantado Britânico, tinha de permanecer durante horas em navios todos os dias. O balanço constante do navio teve um efeito devastador para seu joelho. Um dos maiores cirurgiões da Inglaterra recomendou uma cirurgia, garantindo apenas 50% de chances de sucesso. Diante disso, Feldenkrais decidiu tomar a si a solução do problema. O médico avisou que ele voltaria em seis meses, implorando para ser operado.

Sem desanimar, Feldenkrais estudou tudo o que se relacionava com o movimento do corpo humano: anatomia, biologia, fisiologia, cinesiologia, neurologia, psicologia e antropologia. Sua mulher, uma pediatra, ajudou-o a compreender o desenvolvimento infantil. Estudou também Yoga, a filosofia de Gurdjieff e o trabalho de F. M. Alexander, além de assistir às aulas de Gerda Alexander em Paris e Israel.
Empenhado em curar o próprio joelho, Feldenkrais desenvolveu uma perspectiva original e abrangente da função sensório-motora e de sua relação com o pensamento, com a emoção e com a ação. Aprendeu a andar sem sentir dor e restaurou a função do joelho. As aulas em grupo do Método Feldenkrais e da Consciência Pelo Movimento surgiram em resposta aos pedidos de pessoas que também queriam aprender a se movimentar mais livremente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails