Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Massagem preventiva X tendinite



Começo de conversa...

ATENÇÃO: Os exercícios demonstrados neste artigo enfocam a prevenção da tendinite. Se você já possui uma lesão, consulte um profissional para um tratamento adequado. Lesões não apropriadamente massageadas podem trazer mais danos que benefícios.

A massagem é uma das mais básicas e antigas formas de terapia conhecida. Usada desde a Grécia e Roma antiga, era muito popular nas áreas de banho público, aonde era oferecida como qualquer outro serviço.

A massagem por envolver a manipulação da pele e músculos, ajuda o sangue fluir e aumenta a sua capacidade de oxigenação de 10% à 15%. Relaxa os músculos contraídos e quando combinado com descanso pode acelerar sua recuperação de 25% à 100%. Além de ajudar a eliminar toxinas como ácidos láticos e carbônicos, os quais limitam a flexibilidade e a performance dos músculos.

O que é Tendinite?

Tendinite ou tenossinovite é uma inflamação das bainhas dos tendões e dos próprios tendões, causado por esforços repetidos e acarretando dor intensa ao menor movimento forçado.

Você até pode pensar que tendinites são a parte triste da vida do escalador esforçado, mas isso não precisa ser verdade. As lesões não aparecem de repente, elas se desenvolvem durante um período de tempo e uma alto massagem regular ajuda a evitá-las.

Muito escaladores sofrem tendinites em seus dedos e ombros, porque os tendões são pequenos e facilmente irritados. Segundo especialistas a chave da prevenção é parar a tensão no começo. Forçar os tendões já sensíveis só virá a piorar a situação.

Músculos se ligam aos tendões e tendões se ligam aos ossos. Ao escalar, músculos e tendões trabalham juntos para movimentar seu corpo e depois de um dia de escalada, estes mesmos músculos e tendões estão fatigados. E sem descanso ou massagem eles permanecem travados e flexionados. Esta tensão cria uma irritação nos conectores do tendão. Estas irritações e inflamações podem eventualmente causar tendinites.

Quando você alonga e massageia seus músculos e tendões, depois de escalar, os conectores são relaxados e as chances de irritações e inflamações são praticamente eliminadas.

Princípios Básicos

Contudo massagem é mais do que achar os pontos doloridos e friccioná-los. Os propósitos e efeitos da massagem sempre poderão diferir, o mais importante no caso da prevenção é simplesmente faze-la.

É bom saber, que apesar dos benefícios da massagem, antes de escalar, o aquecimento e alogamento ainda são os mais importantes, avivam e preparam os músculos para o esforço.

A combinação dos três é ainda melhor, tendo em mente que a massagem na pré escalada deve ser gentil e rápida e nunca com pressões profundas. E depois de escalar, alongar é também de suma importância. Só então conseguiremos um melhor resultado com a massagem.

Antes de começar qualquer massagem, fique atento a esses princípios básicos:

- Seja gentil, a dor não se aplica aqui, e aqueça a área a ser massageada, antes de começar;

- Relaxe a área a ser massageada. Se os músculos não estão relaxados não perca o seu tempo;

- Lembre-se que todo o sistema tem se ser massageado e não somente a área que dói.

Exercícios

A seguir alguns exercícios de alongamento e massagem, lembrando que eles visam a prevenção e não a cura de lesões. Hoje em dia, com novos tratamentos e quando propriamente diagnosticada, a tendinite já pode ser curada com relativa rapidez.

Alongamentos (Boa Forma - março 1999 - ano 14 - número 3)

A1- Com o braço direito estendido para frente e os dedos apontados para cima, puxe com a outra mão, lentamente, a palma em sua direção. Repita com o outro braço. (no mínimo 20 segundos)



A2- Braços estendidos, as palmas da mão unidas um de frente para outra e os dedos apontados para dentro. Empurre a mão de dentro, lentamente, em sua direção. Repita invertendo a posição das mãos. (no mínimo 20 segundos)



A3- Una as mãos, com as palmas voltadas para fora, entrelaçando os dedos e estenda os braços. (no mínimo 20 segundos)

A4- Flexione o cotovelo e aponte os dedos para cima, vire a mão para fora. Com a outra mão pressione o dedão em direção a palma. Repita com a outra mão. (no mínimo 20 segundos)


A5- Com os ombros relaxados e o braço estendido para frente do corpo. Puxe com a mão apoiada no cotovelo, aproximando o braço do tronco. Repita invertendo a posição. (no mínimo 20 segundos)



Massagens (Climbing - março 1999 - número 183)

P = área passiva, para ser massageada.
A = área ativa, para fazer massagem.

M1- Antebraço: Com A palma da mão massageie rápido e suavemente, ao longo de toda parte de dentro do seu antebraço. (2 minutos)


M2- Pulso: Com a mão ativa segure a sua mão passiva com o polegar estacionado no centro da sua palma. Mexa o pulso e os dedos passivos, enquanto os dedos ativos friccionam atrás da palma passiva.(2 minutos)


M3- Pulso: Pressione com os nós dos dedos da sua mão ativa o seu pulso passivo, movimentando-os suavemente. (2 minutos)



M4- Pulso: Movimente seu polegar ativo pela extensão do seu braço passivo através do seu pulso passivo, seguindo um número diferente de linhas por toda a extensão do seu braço. (3 minutos)



M5- Mãos: Prenda a extremidade do seu dedo passivo entre o polegar e dedo indicador ativo. Friccione a face inferior com movimentos circulares.



M6- Mãos: Coloque seu dedo indicador ativo entre a primeira e a segunda articulação no topo da sua mão. Com o polegar ativo firmemente plantado na palma da mão. Muito lentamente e gentilmente pressione o espaço entre as articulações, indo até o pulso e pare por lá. Trabalhe em cada par.(1 minuto)



M7- Mãos: Comece por colocar seu polegar ativo na base da sua palma passiva, diretamente abaixo do seu dedo médio e apontado para o seu pulso. Seus dedos ativos deverão estar nas costas da mão passiva. Usando o polegar aplique uma pressão enquanto lentamente o desliza para fora, por baixo do polegar passivo.







Texto e fotos reproduzidas do site www.HangOn.com.br
Texto e Fotos por Tadeu Loppara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails