Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Massagem fortalece o sistema imunológico e equilibra o estresse



Uma boa massagem pode trazer mais benefícios para o corpo do que se imaginava. É o que mostra uma pesquisa feita pelos médicos do Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, Estados Unidos, que avaliou o estado de saúde de 53 pessoas saudáveis antes e depois de sessões de manobras relaxantes. Além da melhora do humor e da diminuição das dores corporais, a massagem reduziu os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e aumentou o número de glóbulos brancos.

O grupo foi dividido em dois. Metade dos participantes se submeteu à massagem sueca. A outra metade fez sessões de uma massagem relaxante parecida com a drenagem linfática. Todos os participantes fizeram exames de sangue imediatamente antes e após a terapia. Os pesquisadores descobriram que, durante uma sessão de massagem de uma hora, o corpo passava por uma série de reações biológicas importantes. A massagem sueca diminuiu significativamente os níveis do hormônio cortisol e também da vasopressina, um hormônio que estimula a contração das artérias. Também aumentou o número de linfócitos (glóbulos brancos), fortalecendo o sistema imunológico.

Já os que fizeram a massagem mais suave, além de diminuição dos níveis de cortisol, também tiveram um aumento no hormônio oxitocina, associado à sensação de calma e ao bem-estar. O resultado surpreendeu o coordenador da pesquisa, o psiquiatra Mark Hyman Rapaport:

- Estamos muito, muito intrigados e animados com o resultado deste estudo. Sou cético, mas não posso negar as evidências.

O estudo, publicado esta semana na versão on-line do “Journal of Alternative and Complementary Medicine” , foi patrocinado pelo National Center for Complementary and Alternative Medicine.



Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails