Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

“Tenho hérnia de disco, posso treinar? "



“Tenho hérnia de disco, posso treinar?"

A resposta é simples. DEVE!

A Hérnia de disco é uma lesão que ocorre no disco intervertebral em função de algum tipo de sobrecarga nesse disco, associada à uma degeneração natural da cartilagem.

O núcleo pulposo do disco extravasa, ou seja, sai de dentro dele e pode pinçar um nervo, e é aí que sentimos aquela dor insuportável onde “travamos”.

A má notícia é que o disco nunca mais será o mesmo, e ele vai ficar para sempre mais instável e suscetível a novas crises.

A boa notícia é que esse núcleo é reabsorvido, e a dor some na maioria dos casos após algumas semanas. Um indivíduo com uma Hérnia de disco pode ter vida normal nos treinos, ele precisa apenas de uma atenção especial à região afetada.

Não estou dizendo que deve treinar tudo menos a região afetada, justo pelo contrário. Os exercícios para estabilização da coluna devem passar a constar de todos os seus programas de treinamento de agora em diante.

Os principais músculos que devem ser trabalhados para estabilizar a coluna e diminuir o risco de novas crises e novas Hérnias são os Multífidos, Eretores da Espinha e Transverso do Abdome. Esse último é literalmente um cinturão muscular, e as duas inserções são na região lombar da coluna vertebral. Por isso devem ser trabalhados para aumentar a estabilidade na região.

Como Fazer?

A melhor maneira é procurar a orientação de um profissional.

Na sua academia ou no seu clube devem haver aulas de Pilates que são também excelentes para trabalhar os chamados músculos do “core”. Mas atenção, converse com o professor antes de iniciar as atividades, e explique quais as suas lesões, inclusive mostrando as imagens de Ressonância, para que ele tenha conhecimento do seu caso antes de prescrever qualquer exercício.
texto:Carlos Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails