Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Realinhamento de Fibras Musculares


A fáscia corporal é uma fina membrana que reveste todos os tecidos corporais. Estas fibras musculares trabalham umas paralelas às outras. Quando contraímos ou distendemos o músculo, elas deslizam entre si para alongar ou encurtar o tamanho do músculo.

Como o ser humano perdeu o hábito de espreguiçar de manhã ao acordar ou durante o dia depois de ficar por algum tempo paralisado, a oxigenação passa a ser deficitária e, portanto não ocorre uma oxigenação uniforme nas fibras, provocando o desalinhamento de algumas fibras.

Esse desalinhamento provoca o estrangulamento da fibra, impedindo o fluxo sanguíneo interno e conseqüentemente sua oxigenação. Este processo causa dor, inflamação e atrofia muscular.

O realinhamento de fibras musculares devolve a sua flexibilidade melhorando o tônus e a elasticidade, acabando com a dor muscular.

Quando o desalinhamento muscular afeta o fluxo sangüíneo venoso, este passa a criar bolsas junto as válvulas venosas dificultando a passagem do sangue, forçando o fluxo sangüíneo para a circulação periférica, o que acarreta o aumento de tamanho dos vaso capilares e conseqüêntemente o aparecimento de varicoses.

Ao realinhar a musculatura, que de uma forma ou de outra estiver influenciando no fluxo sangüíneo venoso, estaremos proporcionando uma melhora na circulação e alívio no cansaço das pernas ou braços.

Fonte: GERIMIAS, Daniel. Apostila do curso de Realinhamento de Fibras Musculares e Liberação miofascial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails