Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Massoterapia Clínica


Um Pouco de História
Uma menina sente uma dor incessante. A mãe ouviu de uma amiga que existe um curandeiro, não muito longe de casa, capaz de curá-la. Um dia, a mãe leva a menina ao curandeiro. Ele faz algumas perguntas e, em vez de lhe dar algo para engolir, pressiona e esfrega vários pontos com suas mãos hábeis. Quando o curandeiro termina, a menina percebe que a dor diminuiu. A mãe paga o curandeiro e elas partem. Um ou dois dias depois, a dor desaparece completamente.

Esses eventos poderiam muito bem ter ocorrido na China 1.000 anos a.C. . Também poderiam ter ocorrido na Índia, pelo menos até o início do século III a.C. . O curandeiro em questão poderia ter sido Herodicus ou seu aluno Hipócrates, na Grécia do século V a .C., ou ainda Asclepíades, que instituiu a prática em Roma no século I a.C. .A história também pode ser contada freqüentemente hoje, graças à redescoberta e ao desenvolvimento da massoterapia clínica, o uso da manipulação manual dos tecidos moles para aliviar queixas específicas de dor e disfunção.

A prática da massoterapia caiu em desuso no mundo ocidental desde o declínio de Roma até o século XVIII, quando o Iluminismo renovou o interesse na exploração das fronteiras do conhecimento médico. No começo do século XIX, Per Henrik Ling desenvolveu um sistema de massagem e exercícios médicos, que foi disseminado por seus seguidores em todo o mundo ocidental nos anos subseqüentes. Esse sistema influenciou profundamente o nascimento e o avanço da fisioterapia, e os elementos de massagem tornaram-se o que é conhecido hoje como massagem sueca ou massagem clássica. Esse tipo de terapia foi continuamente praticado em clínicas especializadas e SPAs durante o século XX, mas era considerado um luxo disponível apenas para os ricos; não foi acatado como um procedimento terapêutico até o ressurgimento gradual da massoterapia, nos últimos 30-40 anos. Junto com a massoterapia, o termo trabalho corporal ou reeducação corporal (bodywork) passou a ser de uso comum.

Ele surgiu de duas fontes principais: primeiro, o psiquiatra Wilhelm Reich, discípulo de Freud, pressupôs a expressão da personalidade pela estrutura corporal e formulou a abordagem do tratamento simultâneo do corpo e das emoções. Seu trabalho teve prosseguimento com Alexander Lowen, no sistema denominado bioenergética. Outros terapeutas, como Ron Kurtz, também atuaram em linhas terapêuticas semelhantes.

Posteriormente, Ida Rolf desenvolveu um sistema que denominou integração estrutural, mas que acabou sendo chamado de Rolfing®, em sua homenagem. A abordagem de Rolf enfatiza a reestruturação da fáscia. Quando unimos os termos “massagem” e “bodywork”, como no nome do Nacional Certification Board for Therapeutic Massage and Bodywork (Comitê Nacional de Homologação em Massoterapia e Trabalho Corporal), concluímos que essas duas correntes estão em processo de fusão e muitos terapeutas se consideram herdeiros e praticantes de ambas as tradições.

James H. Clay
Master em Massagem Hospitalar
David M. Pounds
Bacharel em Ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails