Páginas

sábado, 6 de novembro de 2010

Watsu para tratamento de dores nas costas



Dor nas costas pode ser sintoma de Lombalgia. Segundo especialistas, o tratamento não deve ser feito de forma isolada, mas em conjunto com medicamentos e sessões de fisioterapia. Sobre essa proposta, é que a Faculdade Seama realizou o Seminário "Terapia Aquática nas Lombalgias: ênfase no método Watsu".

O método Watsu é um tipo de terapia aquática muito eficaz e utilizado para promover o relaxamento do corpo. "O Watsu surgiu como uma técnica de relaxamento, mas que depois foi sendo aplicada a patologias neurológicas e ortopédicas, como problemas de coluna, entre outros", explica o coordenador do evento, professor Charles Marcelo Santana.

Sobre o Watsu

No início dos anos 80, surgiu na Califórnia a idéia de unir o poder do toque e dos alongamentos do Zen Shiatsu com a capacidade curativa das águas termais. Nascia assim o Watsu: palavra derivada de água em inglês (water) e de massagem oriental (Shiatsu). Para se beneficiar do Watsu não é preciso saber nadar. Todos podem descobrir a leveza e a serenidade proporcionadas pelo Watsu. A sessão é suave, com efeito profundo e de grande potencial terapêutico. O corpo todo é mantido em movimento, enquanto áreas específicas são alongadas. Semelhante a uma dança, os movimentos fluem graciosamente. A mente se acalma, baixando a ansiedade.

É uma forma de relaxamento feito em água morna, na altura do peito, onde o terapeuta executa alongamentos, adaptados do Zen Shiatsu (técnica japonesa milenar ) , enquanto o aluno, apoiado sobre seus braços, fica em total relaxamento e em flutuação. A temperatura ideal para a prática do Watsu, assim como outras terapias desenvolvidas a partir dela, gira em torno de 34 - 36 graus, por permitir ao aluno um estado de profundo de relaxamento . Os alongamentos passivos feitos pelo terapeuta fazem com que os níveis de flexibilidade do aluno sejam melhorados, embora, em menor eficácia que se fossem feitos ativamente por ele, pois, não há no primeiro caso um ponto de fixação.

Além dos benefícios físicos, o Watsu cria um ambiente totalmente confortável para o aluno se soltar emocionalmente. As sessões são amplamente indicadas em casos de depressão, estresse, insônia e problemas musculares. Alguns dizem ser o relaxamento tão intenso que o aluno tem lembranças do aconchego do útero materno. Este tipo de terapia não só beneficia quem recebe, mas, também quem dá, tamanho é o envolvimento do terapeuta com o aluno.

A diferença do Zen-Shiatsu para a Watsu é que a primeira, se fundamenta na pressão dos dedos e cotovelos em pontos de tensão do corpo, dando prioridade ao toque do terapeuta e na segunda, a liberdade de movimento e as torções realizadas dentro da água.

O Watsu foi criado por um professor de Educação Física americano chamado Harold Dull, em meados de 1980, a partir de um estudo sobre várias terapias em águas quentes, feito no japão. No Brasil, a terapia chegou em torno dos anos 90 e já faz parte dos serviços aquáticos oferecidos pelas melhores academias do país.

Harold Dull descobriu, que devido ao fator da flutuação, qualquer pessoa pode dar Watsu, pois, os indivíduos ficam em torno de 10% do seu peso fora da água. Ele aconselha a todos tentarem desenvolver seus próprios potenciais de criatividade e preferências para executá-la, não existindo uma forma especial para tal.

Livro do Harold Dull: Watsu: Freeing the Body in Wate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails