Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dores na coluna vertebral podem indicar raquialgia


Sedentarismo, má postura e estresse causam o problema nas costas

Suas costas doem? Você pode sofrer de raquialgia. Pouca gente conhece esta alteração, embora mais de 80% da população, em alguma fase da vida, seja acometida por ela. Tendo como principal característica as dores ao longo da coluna vertebral, este incômodo chama atenção por atingir também aqueles que estão no ápice da vida produtiva, entre 25 e 45 anos. As causas são previsíveis: má postura, excesso de peso e sedentarismo.

O problema geralmente se apresenta nas regiões cervical e lombar e pode ser agravado por conta do estresse. "O estilo de vida está intimamente ligado à raquialgia que, por essa razão, pode ser evitada ou controlada", destaca o reumatologista Gustavo de Paiva, do Hospital Brasília. O médico lembra que 90% dos pacientes apresentam mais de um quadro durante a vida, comprometendo consideravelmente o bem-estar integral. "Muitos sentem dor durante o período de repouso na cama, o que faz com que levantem mais cedo do que necessitariam", exemplifica o médico.

Feito a partir de anamnese e exames complementares, o diagnóstico ocorre quase sempre em situação aguda. "Há casos nos quais as dores irradiam para as pernas, causando formigamento", afirma Dr. Gustavo. Com a confirmação, o médico assistente determina a conduta específica - que pode envolver analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares. A fisioterapia, especialmente o RPG e o Pilates, atua de maneira decisiva para estabilizar o paciente. A revisão dos hábitos - com a adequação do peso, a prática de atividade física regular e a minimização do estresse patológico - completa o rol de cuidados.

Atenção com os pequenos

Para quem costuma carregar muito peso no dia-a-dia, todo cuidado é pouco, principalmente as crianças com as mochilas nas costas. De acordo com o ortopedista José Wilson Bonfim, do Hospital Dr. JK, em Brasília, é preciso que o volume de peso seja distribuído de forma correta pelo corpo. Para quem trabalha carregando peso, a recomendação é adotar alguma prática de reorganização postural, como RPG ou Pilates. Organizações responsáveis já implantam programas específicos para combater os riscos.

Dores nas costas

Aprenda a identificar os primeiros sinais de alarme
Quem passa por elas sabe bem o que sofre. Consequência de uma má postura, de uma lesão ou de um problema mais grave, as dores de costas são irritantemente incomodativas.

Saber identificá-las é meio caminho andado para perceber o que pode estar na sua origem.

Estes são os tipos de dores mais comuns:

Lombalgia
Dor em barra que vai da zona dos rins até às nádegas.

Dorsalgia
Dor na região que se situa entre os ombros até o meio das costas.

Cervicalgia
Dor na zona do pescoço.

Raquialgia
Dor em toda a região da coluna.

Se, para além da dor, tiver algum destes sintomas, deve mesmo ir ao médico:

Febre
Perda de peso
Dor súbita e intensa
Dor agravada na cama
Dor que alivia com o movimento
Dor que irradia para os membros superiores ou inferiores


Mal que atinge cada vez mais gente, a dor nas costas é o terror dos brasileiros. É o que aponta a pesquisa Dor no Brasil, parceria entre o Ibope e a Pfizer, que ouviu 1,4 mil pessoas de nove capitais do país.

A enquete apontou que o problema é considerado pelos brasileiros o que mais incomoda no dia-a-dia, o mais forte e grave para a saúde. Apesar de ser a mais incômoda, entretanto, a dor nas costas não foi considerada pelos entrevistados a mais comum. O primeiro lugar ficou com a dor de cabeça.

A pesquisa revelou, ainda, que a maior parte das pessoas costuma se medicar. 64% disseram que tentam resolver o mal sem a ajuda de um médico, geralmente por meio de antiinflamatórios e analgésicos.

Causas variadas

A dor na coluna tem diferentes causas. Geralmente, é causada por maus hábitos, que incluem sedentarismo, má postura no trabalho e na cama, excesso de peso nas costas (como o uso de mochilas pesadas) e a falta da prática de alongamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor na coluna é o principal problema médico dos países industrializados. De acordo com a entidade, 85 em cada cem pessoas acima dos 30 anos vão experimentar dor nas costas ao menos uma vez.l

o que leva ao mal

Problemas comuns do cotidiano, como má postura, má alimentação, sedentarismo, obesidade, atividades como agachar e carregar mochilas, malas e pastas com pesos excessivos, estresse físico, emocional e até a depressão, podem gerar desgastes de músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas na coluna vertebral, dando início à dor. As dores nas costas podem ser constantes ou não, restritas a um local ou irradiadas para outras áreas do corpo, já que os nervos que se originam na coluna chegam até as pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails