Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Liberação Miofascial


Todo músculo é envolvido por um tecido conjuntivo chamado fáscia.

Fáscia é um termo do latim que significa “faixa” ou “bandagem”. É o tipo mais difuso de tecido corporal, pois está em todos os lugares, assim como a hera nas casas antigas. A fáscia é a infra-estrutura do corpo. Ela não somente dá ao corpo seu formato, tanto interno como externo, mas também fornece a armação para todos os outros sistemas, como o circulatório, o nervoso e o linfático. Pode ser considerada um “esqueleto” de tecido mole.

A fáscia é um tipo de tecido conjuntivo, que assume outras formas como tendões, ligamentos, aponeuroses e tecidos de cicatrização.

Ironicamente, as funções cicatrizantes e restauradora da fáscia também podem acarretar problemas. Ao envolver os tecidos, tal como uma aranha envolve sua presa, a fáscia pode formar aderências entre estruturas que deveriam permanecer livres. Ela altera a estrutura interna dos músculos, com depósitos de cartilagem (fibrose) que produzem dor e limitam o movimento.

Esta técnica , através de uma liberação especial faz com que o músculo volte a deslizar sobre a fáscia, e com isso cessando a dor.

Fonte : CLAY, James H. Massoterapia Clínica: integrando anatomia e tratamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails