Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Massagem: luxo ou necessidade



Necessidade, sem dúvida nenhuma.

Realizar uma massagem por semana ou a cada 15 dias para quem pratica esporte é uma grande forma de prevenção de lesões por sobrecarga. Entenda-se por massagem, aquela quando várias técnicas são usadas para "soltar" o músculo, liberar as articulações por meio da mobilização dos tecidos moles, relaxamento mental profundo.

Literalmente, dormir enquanto recebe a massagem é um benefício maravilhoso, aumentando o nível de concentração devido ao relaxamento. Massagens com a intenção de apenas "passar creme", ou seja, extremamente suave, não gera benefícios musculares como as que mobilizam o músculo e que, às vezes, causam dor, mas passa logo que a mão para de pressionar o ponto doloroso.

Muitas vezes, sentimos a mão do profissional por alguns dias, pois a área que foi massageada fica sensível, mas com certeza o nódulo está diminuído, estando em condições melhores para contrair e fazer sua função.

Quando a massagem lesiona? Quando é feita por profissionais que não conhecem anatomia, que não apresentam técnicas adequadas, que trabalham apenas no instinto, ou quando - e este é o grande perigo - manipulam as articulações (estralar as costas). Apenas permita que "estralem as costas" pessoas que estejam habilitadas a realizarem esta técnica, ou seja, terapeutas com formação em terapia manual, osteopatia ou quiropraxia. E, mesmo assim, para poder realizar esta técnica com segurança, o terapeuta vai pedir para ver o RX da coluna ou questionar exaustivamente sobre seu estado de saúde, principalmente tratando-se da coluna cervical.

A recomendação básica para massagem em atletas é:

1-Não realize antes de jogar, pois fica muito relaxado. Pode-se fazer um aquecimento superficial para mobilizar o músculo antes de jogar, rapidamente.

2-Caso você não seja acostumado a receber massagem, nunca comece em um torneio.

3-Procure realizar no dia anterior ao descanso semanal. Por exemplo: não há treino no sábado, na sexta à noite, após o treino, realize uma massagem geral no corpo.

4-Não acostume seu corpo a relaxar apenas com a massagem, utilize-se de outras maneiras e deixe a massagem como uma carta na manga, pois se apenas relaxar com a massagem, o dia em que não houver a possibilidade de realizá-la, o corpo vai sofrer e diminuir a performance.

5-Escolha o seu massoterapeuta com muito critério, questione sua formação, o tipo de massagem a ser executado, o local a ser realizado, entre outros.

6-As técnicas de Shiatsu são maravilhosas, mas como são técnicas de pressão podem causar dor no momento da execução. Converse antes, para não se surpreender. Mas, como dizem , "foque no benefício, que a dor passa".

A recomendação é que todos deveriam se dar este momento maravilhoso durante a semana, ou quando vão para um hotel. No Nordeste, por exemplo, eles aprimoram a técnica com as macas em gazebos na beira da praia, sentindo o vento suave. Não há como resistir ao relaxamento. Então, tire férias uma vez por semana, por uma hora. Seu corpo agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails