Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Alongamento da panturrilha


UM CORAÇÃO NA PERNA Muito usada durante a corrida, a panturrilha deve ser trabalhada e alongada com exercícios específicos para evitar lesões. Na hora de aquecer, uma área não pode ser deixada de lado: a panturrilha. A chamada batata da perna é um dos músculos mais solicitados no treinamento. “É considerado o coração periférico do corpo”, explica Alexandre Huang, diretor da Marathon Club Assessoria Esportiva, na Bahia. “Possui a capacidade de facilitar o retorno venoso, ou seja, a volta do sangue para o coração.” Essa função é importantíssima e, por isso, a panturrilha precisa estar bem alongada e exercitada (existem séries específicas para melhorar a circulação e o fortalecimento). “É importante fazer um trabalho de posição da ponta do pé e do calcanhar”, comenta Patrícia Borges Rocha, fisioterapeuta da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). “Assim, o músculo da batata da perna fica mais habilitado para enfrentar provas mais fortes.” Os exercícios ajudam no fortalecimento, mas outros indícios devem ser levados em consideração para evitar problemas futuros. “O aumento exagerado no volume dos treinamentos, percursos irregulares e recuperação inadequada podem causar estiramentos, perda de força e a famosa câimbra”, esclarece Alexandre Huang. Para evitar esses problemas e manter a panturrilha pronta para qualquer corrida, a fisioterapeuta Patrícia Borges sugere alguns exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar. 1 MENOS CÂIMBRA Para promover a contração muscular e aumentar a circulação sanguínea, deite no chão e flexione o pé para a frente, alternando o lado direito e esquerdo. Faça dez movimentos.

2 ALONGAMENTO TOTAL Para manter toda a região inferior bem alongada, posicione os pés paralelos à distância dos ombros. Apoie as mãos na coxa e dê um passo à frente com a perna a ser esticada, com o joelho na mesma linha do calcanhar. Faça uma leve pressão do calcanhar contra o chão e mantenha nessa posição por 20 segundos. Repita o movimento com a outra perna.


3 UNILATERAL Com a ajuda de uma escada, segure no corrimão, dobre uma das pernas, colocando todo o peso em cima da panturrilha, e faça movimentos de flexão. Realize dez movimentos de cada lado.


4 BILATERAL Em uma escada, faça movimento de flexão da ponta do pé e do calcanhar com as duas pernas ao mesmo tempo. Realize dez movimentos.


Fonte: o2

2 comentários:

  1. Olá William. Andei um pouco sumida por problemas de saúde, mas espero ir voltando aos pouquinhos a postar em meu blog, mas não deixer de acompanhar seus post sobre massagem que são sempre muito legais, com responsabilidade e muito informativos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara, espero que tudo esteja bem melhor, saúde e sucesso para vc!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails