Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vantagens e os efeitos a nível físico e psíquico de uma massagem


O massagista Paulo Rodrigues oferece-nos hoje um artigo onde nos descreve as vantagens e os efeitos a nível físico e psíquico que uma massagem pode ter. Já quase todos nós sentimos estes efeitos e é claro que as mesmas são muito mais agradáveis quando as fazemos por precaução em vez de as fazermos por cura. Se corre com regularidade fique atento a este artigo e visite o seu massagista com relativa frequência. Vai ver que sentirá a diferença.

Entende-se por massagem a fricção ou compressão de parte muscular, ou de outras partes do corpo, para obter resultados terapêuticos. Utilização de diversas técnicas manuais para promover o relaxamento, aliviando a dor, prevenindo patologias e promovendo o bem-estar geral.

Efeitos fisiológicos da massagem:

- Aumento da circulação sanguínea e linfática.
- Aumento do fluxo de nutrientes.
- Estimulação do processo de cicatrização.
- Elimina os metabólitos, melhora as trocas nutritivas que se devem, respectivamente ao aumento da circulação linfática, venosa e arterial.
- Resolução do edema e hematoma crónico.
- Alívio da dor.
- Aumenta a temperatura dos tecidos.
- Estimulação das funções viscerais.
- Remoção de secreções pulmonares.
- Estímulo sexual.
- Promoção de relaxamento local e geral.

Efeitos físicos da massagem:

- Sobre a pele: elimina as células mortas ao nível da epiderme, melhora a respiração cutânea pelo aumento da secreção glandular, atua sobre os receptores nervosos que se encontram na pele.

-Sobre o tecido adiposo: pela ação direta, reflexa, mecânica ou neurofisiológica, quando são utilizadas técnicas de massagem com um doseamento adequado, perdem-se gorduras e peso, seja por uma ação de aceleração metabólica e pelo aumento da irrigação.

-Sobre os músculos, ossos e articulações: o estímulo mecânico da massagem sobre as fibras musculares, provoca a contratibilidade muscular ajudando a impedir a atrofia, o aumento da temperatura do músculo o que acelera as reações químicas endocelulares, restabelecimento da tonicidade, contratibilidade e da função neuromuscular proprioceptiva, aumento da extensibilidade dos tecidos, aumento dos movimentos das articulações, facilitação da atividade muscular, o aumento da circulação provocado pela massagem intensifica o processo de formação de calo ósseo, atua sobre os tecidos periarticulares e sobre a atividade articular, facilita a absorção de exsudados reduzindo o edema, liberta e evita aderências peri e endoarticulares, fomenta a formação de líquido sinovial e consequentemente melhora a lubrificação e a proteção articular, restabelece a mobilidade e a funcionalidade articular diminuindo o risco de contraturas.

-Sobre as vísceras: aumenta e produz uma maior secreção dos sucos digestivos, diminui a obstipação e assim intensifica o esvaziamento do intestino.

Efeitos psicológicos:

- Efeito calmante; a atenção dispensada pelo técnico, assim como a sensação agradável da massagem, inspira um estado de confiança; a massagem alivia a ansiedade e tensão do utente; estimulação da atividade física; alívio da dor; relaxamento físico.


Paulo Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails