Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Massoterapia: terapia coadjuvante para atingir o bem-estar


É comum as pessoas relacionarem a massagem ao relaxamento ou à estética.

O que ainda não é muito difundido são os benefícios dela como tratamento terapêutico preventivo, para aprimorar a saúde corporal e mental.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar – ABMC, a massoterapia é um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, tradicionais e contemporâneos, praticados por profissionais qualificados, para manter a saúde das pessoas, aliviar tensões e reduzir o nível de estresse do mundo atual.

Ou seja, não é necessário sentir dor para aproveitar os benefícios da massagem.

A massoterapeuta do SPA Aquacolore, Erica Miura, conta que no Japão o compromisso de todos ao final do dia de trabalho é fazer um ôfuro, uma sauna e receber uma massagem para recuperar a serenidade do corpo e da mente.

“As culturas são diferentes, claro, mas aqui no Brasil as pessoas só lembram de fazer a massagem quando já estão doloridas e machucadas. A massoterapia é um processo preventivo. As pessoas não precisam chegar no estágio da dor para usufruir dela”, diz Erica, que fez especialização em massoterapia no Japão.

A má postura no trabalho, o sedentarismo e o estresse são causadores por excelência do mal estar do corpo. Com o sobrepeso vêm também outros problemas como as dores na lombar, joelho e região cervical.

“Para todos esses casos a massoterapia proporciona um alívio para recomeçar, seja um novo dia de trabalho ou um exercício físico”, conta Erica.

Assim, as diversas técnicas de massagem proporcionam mais do que o relaxamento ou o tratamento estético.

Erica explica que a massoterapia pode proporcionar a redução da tensão muscular, melhorando a circulação e a elasticidade dos tecidos.

A técnica solta às regiões endurecidas (tencionadas) do corpo, aumentando a mobilidade e a amplitude de movimento das articulações.

Ao massagear os tecidos do corpo, a massoterapia também ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor.

Para Erica, é a partir da linfa que as impurezas do corpo são drenadas para fora do corpo.

A massagem proporciona um aumento de 15% da oxigenação do sangue, estimulando o trabalho de nervos ligados a órgãos internos a partir da dilatação dos vasos sanguíneos.

A massagem também melhora a consciência corporal.

“Ao prestar atenção no corpo, às pessoas percebem o estado real do seu corpo e que ele precisa de cuidados”, diz Erica.

A filosofia da massoterapia é o uso das mãos, pois a troca de energia entre o profissional e o paciente é muito valorizada.

Na massoterapia, cada gesto traz um efeito diferente, assim como o ritmo da pressão aplicada pelo profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails