Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

Especialista do Into alerta sobre os perigos de fazer massagem sem orientação profissional



A prática da massagem traz inúmeros benefícios a quem a recebe, mas deve-se estar sempre alerta para eventuais riscos. Feitas sem avaliação prévia ou por pessoas sem habilitação, podem agravar problemas de saúde. De acordo com a coordenadora da fisioterapia do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), Márcia Botino, a boa intenção pode causar problemas como uma contratura muscular.

“As pessoas entendem a massagem como uma solução rápida para as dores, para os desconfortos, sobretudo musculares. O maior problema é que o leigo não tem conhecimento de anatomia, não sabe os pontos. O sentido correto da massagem, a pressão e a posição das mãos influenciam no resultado”, observa a fisioterapeuta. “A indicação terapêutica de massagem, feita por um massagista ou fisioterapeuta, leva em conta detalhes como o tempo e a técnica adequada”, completa.

Como qualquer outra terapia, a massagem envolve risco de agravamento do problema. Em pessoas com histórico de doença vascular, a massagem pode deslocar um embolo e causar danos irreversíveis. “Em pacientes com osteoporose muito avançada, a massagem feita com muita pressão ou um movimento de torção, pode causar uma fratura”, exemplifica a especialista. Ela cita que geralmente a massagem também não é indicada para pessoas com doenças de pele infecciosa, bolhas ou ferimentos que não estão curados.

A coordenadora da fisioterapia do INTO frisa que somente o profissional conhece as contraindicações. “Uma inocente massagem em um edema, para aliviar a dor, pode espalhar bactérias se for uma infecção. Mães que massageiam o tórax de crianças com secreção pulmonar, a resposta pode ser uma insuficiência respiratória”, alerta Márcia. “Só de nos observar, os familiares do paciente pensam que podem repetir em casa, que é fácil, simples. Não oriento fazer massagem em casa”, finaliza.


Fonte: Ana Paula Ferraz/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails