Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lesões do desporto – Tendinite



As palavras terminadas com o sufixo ‘ite’ indicam a presença de um processo inflamatório. Logo, a tendinite é uma inflamação que acontece nos tendões.

Essa inflamação pode ter causas mecânicas – esforços prolongados e repetitivos – ou causas químicas – desidratação (quando os músculos e tendões não estão suficientemente drenados) – e uma alimentação incorreta. A presença de muitas toxinas no organismo pode conduzir a uma tendinite.

Como se manifesta a tendinite?

A tendinite manifesta-se inicialmente com dores na estrutura em questão quando esta é submetida ao esforço. É muito comum existir uma dor muito intensa com a realização de movimentos específicos e também uma incapacidade em realizar certos movimentos. A tendinite pode também originar o aparecimento de um edema ou sensação de rubor e calor.

Quais as modalidades e desportos mais sujeitos às tendinites?

Há uma variedade de ocupações que podem estar sujeitas ao problema, todas sempre relacionadas com a realização de movimentos repetitivos ou esforços demasiados. No caso do desporto, os jogadores de futebol, de voleibol e de ténis são bastante afetados por esta patologia.

Formas de Tratamento da tendinite

Dependendo da natureza e do grau de severidade da lesão, as formas de tratamento vão desde a indicação de anti-inflamatórios até a imobilização do membro afetado. Mas, em primeiro lugar, é preciso repouso.

Após um determinado período de tempo, a pessoa é aconselhada a fazer fisioterapia, para acelerar o processo de reabilitação. Uma das técnicas indicadas para a tendinite é a crioterapia – a aplicação de gelo. As massagens também são indicadas como auxiliares no tratamento.

No caso de tendinite de origem química, há médicos que indicam uma dieta alimentar especial, para prevenir a desidratação que pode ocorrer a nível dos tendões, e o consequente agravamento da doença. Essa dieta exige a eliminação de alimentos ácidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails