Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Massoterapia: benefícios para o corpo e para o bolso



Profissional de Educação Física também pode atuar como massoterapeuta. 

Após um treino longo e maçante, todo atleta deseja uma boa massagem para se recuperar. O que muitos não sabem, é que a massagem além de relaxar, age como um anti-inflamatório, capaz de aliviar dores musculares e reabilitar todos os músculos lesionados durante a atividade física.

De acordo com André Nessi, diretor do Instituto Nessi de Massoterapia de São Paulo, a massagem possui diversas finalidades e é normalmente procurada para fins terapêuticos, estéticos e esportivos. “Primeiramente, a massagem favorece a recuperação rápida do corpo após a prática de atividade física, e diminui as dores pós a prática. Além disso, a massagem melhora o condicionamento físico e o aspecto circulatório. A técnica garante uma resposta neuromuscular mais apropriada ao corpo, por conta dos estímulos que promove. É uma ação natural, uma ação rejuvenescedora”, afirma o diretor.

No início de 2012, um estudo realizado pela revista Science Translational Medicine comprovou que a massagem estimula a produção de sinais químicos no corpo, capazes de diminuir inflamações. Segundo o estudo, que contou com a participação de 11 atletas voluntários, 10 minutos de massagem já são suficientes para sentirmos os benefícios da técnica.

Como você pode ganhar dinheiro com massagem

A massoterapia é um ramo que oferece diversas oportunidades de trabalho ao profissional de educação física, como no esporte, SPAS, clínicas de estéticas, resorts, hotéis, eventos, academias, entre outros. É um mercado crescente e que é cada vez mais procurado pelas pessoas. Para André Nessi, essa procura aumentou por conta das pessoas começarem a optar pelos recursos naturais no seu dia a dia. “Cresce a preocupação das pessoas com a saúde e em serem vítimas de sequelas de medicamentos. Com isso, a massagem, acaba sendo atrativa e substitui os tradicionais remédios”, explica Nessi.

Porém, apesar de ser um setor crescente, a formação em massoterapia ainda é escassa, já que não existe graduação específica. Em cursos de Fisioterapia é possível encontrar matérias sobre massoterapia, porém possuem uma pequena carga horária. No caso, o profissional que tiver interesse em atuar nesta área deve buscar um curso técnico ou uma especialização. Atualmente, uma massagem varia entre R$ 60,00 até R$175,00 e tem duração de 1 hora.

Se você pensa em investir neste mercado, saiba o que as mulheres e os homens buscam na hora da massagem:

Mulheres

O ciclo menstrual é um período muitas vezes incômodo e desagradável para as mulheres. A maioria sofre de desconfortos abdominais e inchaços. Para isso, a massagem acaba sendo uma ótima opção para a retenção de líquidos. Com a massagem, é possível diminuir os desconfortos e dores, principalmente nas costas. Além do que, a massagem somada a produtos com princípios ativos conseguem resultados estéticos de qualidade, como diminuição de estrias e celulites. Lembrando que, a massagem não emagrece, mas auxilia na redução de medidas e edemas (inchaços das células gordurosas).

Homens

Normalmente, o homem ao praticar atividade física busca sempre superar seus limites, aumentando a cada treino mais a sua carga de exercícios. Sendo assim, muitas vezes, os treinos masculinos são mais densos e exigem muito mais dos músculos. Quando o treino acaba, a tensão muscular também é maior, e a massagem é uma boa opção para aliviar a tensão, e por isso, os homens buscam a massagem para relaxamento muscular.

Aline Fraga,  PortalEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails