Páginas

domingo, 3 de junho de 2012

O Que Os Corredores Pensam?



É cada vez maior a preocupação dos treinadores, sites, revistas, organizadores de eventos, agências de publicidade, marketing esportivo e demais setores do mercado running, tentar descobrir o que os corredores pensam.

Sabem que, com isso, fica muito mais seguro direcionar as estratégia s e investimentos em um setor que movimenta cada vez mais cifras e que ainda tem muito a crescer e ser explorado.

Mas para descobrir o que o corredor pensa, antes de tudo é importante entender que esta tribo é composta por diversos perfis e que, na maioria das vezes, pensam e possuem desejos diferentes. Não adianta criar estratégias sem conhecer estes perfis e sem definir qual ou quais destes grupos de corredores você pretende atingir.

Podemos dividir os corredores em cinco grupos e abaixo descreveremos algumas de suas principais características.

Profissionais ou Elite - São um grupo que normalmente compõe cerca de 1% a 3% dos inscritos nas provas de rua e que vivem ou esforçam-se para viver somente da corrida. Pessoas muito privilegiadas geneticamente e que tem por objetivo principais: viver do que recebem nas provas e ou patrocinadores, ganhar ou sempre estar entre os primeiros colocados, melhorar suas marcas pessoais e representar seus clubes e seu país em grandes competições nacionais e internacionais.

Para isso treinam arduamente, procurando extrair ao máximo de seus organismos, tendo o esporte como prioridade em suas vidas. Gostam de ser respeitados e de ter seus esforços reconhecidos, principalmente pelos organizadores de eventos, mas não tem muita ou nenhuma preocupação com camiseta, medalha, kit e demais brindes alusivos. Recebendo pela participação e de preferência sem muito atraso, para eles faz daquela corrida uma das melhores do mundo! São grandes consumidores de produtos esportivos, pois sabem que estes fazem parte de seu equipamento de trabalho. Mas infelizmente nem todos em nosso país possuem equipamento e infraestrutura necessárias para atingirem seu potencial máximo.

Amadores competitivos - São aqueles corredores que correm bem, que não vivem da corrida, mas que priorizam recordes pessoais e as disputas nas categorias. Buscam sempre melhorar seus tempos e treinar cada vez mais forte. Disputam com os colegas de treino, com os de suas faixas etárias, mas principalmente com seus próprios organismos, hipervalorizando cada vez mais os segundos. Dificilmente conformam-se em não diminuí-los em treinos e principalmenteem provas. Ficam de mau humor quando não correm e quando não conseguem atingir seus objetivos, mesmo que seja por alguns míseros segundos.

Não costumam ter medo da chuva, do calor ou do frio. Seus maiores temores são terem que ficar sem correr por algum motivo, estacionarem ou piorarem em seus desempenhos. Alguns os tem chamado de “corredores de verdade”, o que particularmente vejo como um grande equívoco, preferindo e achando mais justo chamá-los de competitivos ou de corredores mais sérios. São grandes consumidores dos produtos direcionados a corrida, principalmente daqueles que garantem ou prometem auxiliá-los nesta constante briga contra o cronômetro.

Apaixonados: pessoas que muitas vezes nem gostam de competir, que nem sempre possuem biótipo favorável à corrida, mas que dificilmente faltam aos treinos, faça chuva ou frio. São aqueles que curtem o correr simplesmente por correr. Querem sim ir mais longe e talvez mais rápido, mas nem sempre é esse o principal motivo que os faz correr. Preocupam-se sim com a estética, mas o prazer de correr é sempre o que mais importa. É uma tremenda injustiça pelo fato de alguns não visarem recordes e marcas pessoais não considerá-los “corredores de verdade”, até porque quem chegar aos parques da cidade antes das 6h30 da manhã, provavelmente encontrará com muitos já em final de treino, mesmo nos dias de condições climáticas mais adversas.

Também costumam ficar de muito mau humor quando não correm e encaram os treinos mesmo cansados ou com muito sacrifício, pois vale tudo para satisfazer a paixão de correr. Alguns gostam de participar de muitas provas, tantas quanto forem possíveis e outros de nem de tantas. Preferem participar dos eventos que lhes proporcione uma ótima viagem e, independente do resultado obtido, costumam orgulhar-se e falar delas com brilho nos olhos. São disparados os maiores consumidores dos produtos esportivos. Buscam e compram os de melhor qualidade e, de preferência, os que também sejam bonitos. Colecionam tênis e na dúvida entre comprar um sapato e um tênis, optam pela segunda opção, mesmo que com isso tenham que gastar o dobro ou o triplo do valor.

Turistas e ou exibicionistas: Não costumam frequentar muito os treinos, normalmente só nas semanas que antecedem alguma prova ou na seguinte, para poderem compartilhar suas histórias. Gostam de dizer a todo mundo de seu circulo de amizades, de boca cheia, que são corredores e adoram espalhar isso pelas redes sociais, pois correm mais por status. Costumam sempre ser os mais críticos com relação às provas, os kits e tudo aquilo que os eventos oferecem, afinal, alguém tem que levar a culpa de suas performances incompatíveis com seus desejos e mais compatíveis com seus poucos treinos.

São o grande temor dos treinadores, pois correm o risco de se machucarem pela falta de treinos, estão sempre parando e voltando a treinar no limar entre se tornarem corredores de fato ou buscarem uma nova modalidade e sumirem. Compram tudo quanto é equipamento que os identifique como corredores, principalmente os lançamentos, mas dificilmente os utilizam ou exploram todos os seus benefícios. Gostam de usar tênis bacanas e tecnológicos, mas normalmente não compram muitos, já que pouco costumam gastar os que possuem.
Dentre os perfis citados acima, vale lembrar que a maioria se encaixa facilmente em uma categoria, porém com uma pequena ou grande inclinação para outra. A pessoa pode ser apaixonada pela corrida, mas ter enrustida ou bem transparecida uma queda pelo lado competitivo. Ela pode correr para perder ou manter o peso corporal e encaixar-se no grupo dos competitivos, dos apaixonados, dos turistas/ exibicionistas, ou até mesmo nos três grupos.

Pode ser competitiva, mas ao mesmo tempo ser muito apaixonada e ou exibicionista. Pode até ser uma apaixonada, porém com inclinação mais para turista do que para competitiva. Aqueles que sentem prazer em correr e que gostam de serem identificados como corredores, mas que se assustam e somem do treino com qualquer chuvinha ou mudança de tempo.


 
Fonte: Portal da Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails