Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ciclistas - Maximizando a recuperação pós treino


Um atleta amador ou profissional não deve apenas treinar corretamente para que consiga atingir os seus objetivos. Cuidados com a alimentação, vida social e rotina diária, incluindo o trabalho, devem ser levados em consideração para que o saldo final seja positivo. Mas não é só isso, pois a grande maioria das pessoas esquece ou talvez não saiba que o organismo necessite de um período de recuperação física e mental após os treinos. Não podemos associar o descanso somente a longas horas de sono, longe disso, pois este não é o melhor meio de equilibrar o organismo.

A recuperação excelente é um intercâmbio entre os âmbitos nutricional, físico-químico e mental do ser humano. Se nos recuperarmos de forma inteligente, melhor será o nosso desempenho nas próximas sessões e melhor será a nossa saúde geral.

Este tema é bastante discutido no meio acadêmico e chega a ser polêmico, pois existem vários meios para aperfeiçoar a recuperação e os mesmos dependem de vários fatores, tais como: Tipo de sobrecarga gerada através dos exercícios físicos, idade, experiência em relação ao treino, sexo, fatores externos (temperatura, umidade, fuso horário....), nutrição adequada e o estresse psicológico.

Devido a tudo isso algumas técnicas utilizadas por muitos atletas, que são de fácil acesso e de baixo custo.

Sauna: Os benefícios deste tipo de estratégia é o aumento da temperatura corporal, ativando mecanismos que favorecem a dilatação dos vasos e facilitando o aporte de oxigênio aos músculos. Alguns profissionais recomendam, pois afirmam que auxilia na maior formação de anticorpos, melhorando a defesa do organismo, principalmente nas vias respiratórias superiores. Além disso, como o suor não é composto apenas por água a transpiração na sauna leva a eliminação de uma série de resíduos do metabolismo.

Apesar disso, sauna tem algumas contra-indicações e recomendações: Ingerir líquidos SOMENTE antes e/ou após (evite freqüentar a sauna quando estiver desidratado), não freqüentar a sauna quando estiver muito debilitado ou em estado febril. Alem disso, nunca se exercite na sauna.

Massagem: Essa técnica é muito utilizada por ciclistas e pode beneficiá-los devido à diminuição das freqüências cardíaca e respiratória e a retardando ou inibindo as dores musculares de efeito tardio. Por experiência  a sensação que as sessões de massagem também auxiliavam no relaxamento mental.

Como existem vários tipos de massagem é importante que seja realizada por um profissional para que os resultados almejados sejam alcançados.

Algumas contra-indicações e recomendações são: não aplicar massagem sobre lesões recentes, fratura, doenças dermatológicas, tumores ou feridas abertas.

Alongamentos: meios que auxiliam a recuperação pós-treino, porém realizar alongamentos no cotidiano, com certeza, contribui também com a qualidade de vida das pessoas. Recomenda se que sejam realizados de forma sustentada (estática), lenta, controlada e nunca ultrapassando o limiar da dor. Quando os músculos e tendões não causam problemas por falta de mobilidade ou recuperação inadequada, os ciclistas conseguem suportar melhor os treinamentos mais árduos e de maior duração.

A recomendação é que realizem um aquecimento prévio antes de uma sessão de alongamentos, podendo ser um giro leve com a bike num intervalo entre 5 a 10 minutos.

A somatória de todos os meios para aperfeiçoar a recuperação, realmente, é a estratégia mais eficaz. Para isso, é necessário que vocês não se restrinjam apenas ao que eu citei acima e adotem mudanças de hábitos no cotidiano, tais como: hábitos alimentares saudáveis, pratica de exercícios físicos regularmente (pedalar é muito bom!) e de maneira agradável e diminuição do estresse psicológico.

Enfim, adotando uma visão holística, quando evitamos, ou, procuramos minimizar a rotina entediante e tomamos uma atitude positiva em relação a nós mesmos e com o que se encontra ao nosso redor, a recuperação tende a melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails