Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Especialistas reconhecem importância da depilação no esporte


Na natação pode valer recordes, no ciclismo facilita as massagens e no fitness ajuda a mostrar um corpo bem definido. Três modalidades onde, diz quem sabe, os pêlos só atrapalham.

Natação: dos pés à cabeça
Num esporte onde cada centésimo de segundo pode decidir uma vitória ou um recorde, atletas e técnicos acreditam há muito que a depilação é um dos detalhes que ajudam a aumentar o rendimento desportivo na natação. Porém, no que toca a este assunto, a comunidade científica tem estado dividida. Não obstante, cada vez mais investigadores defendem as vantagens competitivas de um corpo sem pêlos.

É o caso de João Paulo Vilas-Boas, professor universitário e ex-treinador da seleção nacional de Portugal, para quem esta técnica ajuda claramente a melhorar o desempenho.

O docente da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto explica que “a depilação é uma vantagem porque permite reduzir o arrasto de fricção imposta pela água”. Alguns autores desvalorizam o seu significado prático, mas “mesmo que isso resulte numa diferença de décimos ou centésimos de segundos, em termos cronométricos acaba por ser muito expressivo já que faz a diferença entre ganhar ou não ganhar e bater ou não bater um recorde”, acrescenta o autor do estudo “A importância da depilação no rendimento desportivo em natação” [*1].

O treinador olímpico de Portugal acrescenta a importância psicológica desta técnica, quanto mais não seja “pela percepção de velocidade e de deslizamento ou pela certeza de se ter feito tudo para estar ao mais alto nível”.

A verdade é que nenhum nadador de alta competição abdica da depilação e muitos até rapam também o cabelo, para poderem prescindir da touca, ou mesmo todo o corpo. No caso das mulheres, o cabelo comprido também pode ser uma dificuldade, por isso algumas atletas têm o cuidado de o colocar na touca de uma forma específica, semelhante aos capacetes dos ciclistas.

Ciclismo: pedalar sem pêlos
Tal como na natação, a aerodinâmica explica também parte da importância da depilação no ciclismo, mas a ausência de pêlos no corpo traz ainda outras vantagens à modalidade. Vítor Gamito, vencedor da Volta a Portugal em 2000, diz que “com velocidades elevadas nota-se bem a diferença do impacto do vento, sobretudo nas pernas”.

O ex-ciclista acrescenta outras 3 razões de peso para não dispensar a depilação: “uma está relacionada com a higiene, porque suamos muito e apanhamos muito lixo na estrada”, outra com a segurança, uma vez que ajuda a desinfetar e a fazer os curativos, e a última tem a ver com as massagens, que acabariam por “aquecer e arrancar os pêlos, provocando uma autêntica tortura”.

Vitor Gamito garante que hoje seria impensável encontrar um ciclista de topo sem depilação e que muitos até já o fazem também na zona do peito e das axilas.

Fitness: A cultura da depilação
Enquanto que na natação e no ciclismo a depilação traz várias vantagens competitivas, no mundo do fitness e do culturismo está relacionada sobretudo com razões estéticas. Luís Cerca, professor universitário e diretor técnico do Solplay Health Club, afirma que a ausência de pêlos “é já uma cultura nas academias”, sobretudo porque “dá a vantagem de ficar com o corpo mais limpo e liso, tornando mais perceptível a definição muscular”.

O master trainning do programa Les Mills diz que este sistema de treino foi o primeiro a incentivar e a dar o exemplo da depilação, “quando trouxe para Portugal um perfil internacional onde a imagem e o visual são muito importantes”. Hoje, cerca de 10 anos depois, depilar o corpo deixou de ser um tabú, assumindo-se cada vez mais como uma moda nas academias.

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Vilas-Boas, J.P., A importância da depilação no rendimento desportivo em natação, Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Vol. 1 – Nº 2 – págs. 65-72, 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails