Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Massagem Miofascial no esporte

Com o advento das práticas esportivas seja por questões ligadas diretamente à saúde ou na busca pela melhora do desempenho de atletas profissionais percebe-se um aumento no número de lesões relacionadas ao esporte.

A Massagem Miofascial é um método Manual de Tratamento do Sistema Miofascial (músculos e "fáscias"). A Fáscia é uma membrana contínua de tecido conjuntivo, que se espalha tridimensionalmente como uma rede, através de todo o corpo sem interrupção envolvendo músculos, vasos, nervos e todos os órgãos. Encurtamentos no Sistema Miofascial podem acarretar condições de dor, disfunções nos movimentos, alterações posturais, etc.
Todo músculo do nosso corpo é envolvido por um tecido conjuntivo chamado fáscia. Ela não só envolve os músculos como também as vísceras, as artérias e as veias. Podemos desta forma então entender a sua grande extensão, e sua importância.

Através de um toque com pressão leve ou moderada, focado nos locais de restrições musculares, o terapeuta busca um aumento da circulação sanguínea na região, alterações bioquímicas locais, e dessa forma um alongamento da fáscia e por conseqüência do músculo.

Ao massagear os músculos separadamente estamos atingindo as fáscias de revestimento muscular ou fáscia profunda; já a fáscia superficial está abaixo da pele e é atingida pela massagem de alongamento seguindo as linhas de langer.

Ao examinar o paciente é possível encontrar os pontos gatílhos miofascial , são pontos em forma de nódulos, dentro de uma faixa rígida de tecido muscular que irradia a dor. A liberação destes pontos é o objetivo desta técnica de massagem. Estes pontos gatílhos são os causadores da fibromialgia e diversas síndromes dolorosas de músculos e articulações incluindo a coluna vertebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails