Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Sugestão de leitura: Trate Você Mesmo Sua Coluna e Trate Você Mesmo Seu Pescoço – de Robin McKenzie.

Está comprovado que entender o problema é peça determinante no sucesso terapêutico. Não seja somente paciente, seja agente, cuide de você!


Livro "Trate você mesmo seu pescoço"
Neste livro Robin Mckenzie ensina você os principais exercícios necessários para cuidar do seu pescoço e prevenir futuras crises de dor na região cervical. O livro é de fácil entendimento e possui fotos que auxiliam na compreensão das técnicas já comprovadas cientificamente. 67 páginas.

Livro "Trate Você Mesmo Sua Coluna"




Com mais de dois milhões e meio de cópias vendidas em todo o mundo e agora também em português, esse livro de Robin McKenzie ensina como tratar e prevenir a dor da coluna lombar. Escrito especialmente para o paciente, Trate Você Mesmo a sua Coluna é de fácil compreensão e apresenta um programa de educação e técnicas clinicamente comprovadas. 105 páginas, ilustrado.

Dores no Pescoço ou Coluna Cervical

Na região do pescoço, a coluna é formada por sete ossos, as vértebras, que repousam uma sobre a outra, como se formassem uma pilha de carretéis de linha de costura.

As principais funções da coluna cervical são suportar a cabeça, permitir que ela se mova, oferecer uma passagem protegida para o feixe de nervos. Sua flexibilidade, tão conveniente e necessária em nossa vida cotidiana, é também a causa e muitos dos nossos problemas.

Há uma pequena curvatura para dentro no pescoço, logo acima da cintura escapular. Essa curvatura é chamada lordose cervical. A negligência para com a postura pode ser observada quando a pessoa parece estar carregando a cabeça à frente do corpo, com o queixo projetado para frente. Nessa condição a lordose cervical fica deformada e sua forma alterada. Se essa postura se tornar freqüente, problemas no pescoço podem se manifestar.

Dor mecânica

Dores de origem mecânica ocorrem quando a articulação entre dois ossos é trazida a uma posição que sobrecarrega os ligamentos e outros tecidos moles circundantes.

Dor mecânica no pescoço:

A dor mecânica no pescoço é causada pelo estiramento excessivo dos tecidos que circundam as articulações entre as vértebras, que formam um mecanismo de absorção de choques.

Estiramento excessivo:

O excesso de estiramento pode ser causado por uma força externa que exerça uma carga intensa e súbita sobre o pescoço, por exemplo, durante um acidente ou na prática de esportes de contato. Não há como evitar, com facilidade, esse tipo de esforço, já que ocorre inesperadamente.

O estiramento excessivo decorre de tensões posturais que infligem ao pescoço tensões menos intensas, porém ao longo de períodos mais longos.

Esse é um tipo de tensão que nós mesmos exercemos sobre nosso pescoço e que pode ser alterado com facilidade.

Dano a tecidos:

Em geral, acredita-se que a dor no pescoço é causada por distensão muscular. Não é verdade, os músculos, que são fonte de energia e a causa dos movimentos, quando estirados em excesso, em geral, curam-se com rapidez e raramente produzem dor.

Por outro lado, os tecidos moles, lesionam-se muito antes dos músculos. O problema real está na articulação afetada em torno dela. Ao cicatrizar, esses tecidos moles podem formar cicatrizes, encurtando e tornando-se menos elásticos. Nesse estágio mesmo os movimentos mais normais podem estirar as cicatrizes nessas estruturas encurtadas e provocar a dor. A menos que os exercícios apropriados sejam feitos para esticar e alongar essas estruturas, restaurando sua flexibilidade normal, elas podem se transformar em fontes constantes de dores de cabeça ou pescoço.

Protuberância no disco:

Complicações de outra natureza surgem se os ligamentos que circundam os discos forem lesionados de tal forma que os discos percam sua capacidade para absorver choques e sua parede externa se enfraqueça. Isso faz com que a parte macia do interior do disco se projete para fora, e nos casos externos, rompa e passe através do ligamento externo, o que pode causar sérios problemas. Quando a protuberância do disco se torna saliente para trás, pode causar dor, e às vezes é sentida como se estivesse bem longe da origem do problema, por exemplo, no braço ou na mão.

Em decorrência dessa protuberância, o disco pode deformar a ponto de impedir que as vértebras se alinhem adequadamente durante o movimento, causando muita dor e bloqueando os movimentos.

A maioria das dores no pescoço ocorre em conseqüência de sobrecarga mecânica, nesse caso a Terapia Mecânica pode ser terapia que melhor resultado trará para diagnosticar o estado real do tecido e oferecer a melhor estratégia de tratamento.


Adaptado do livro Trate Você Mesmo seu Pescoço

De Robin Mckenzie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails