Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dor é sinal da existência de lesões



Atividades físicas intensas e sem pausa para descanso, mas também o descuido na hora de carregar objetos pesados são algumas das causas de deslocamentos laterais e giratórios que podem provocar a compressão inadequada e perigosa dessas estruturas, que acabam sofrendo um desgaste mais rápido com o passar do tempo.

Especialista em Medicina Esportiva e Regeneração Tecidual, José Fábio Lana explica que esse desgaste é natural e faz parte das mudanças causadas pelo envelhecimento. No entanto, maus hábitos podem acelerar esse processo de ressecamento e desgaste, o que compromete a elasticidade dos movimentos e a capacidade de adaptação aos esforços simples e complexos do dia-a-dia.

“O acúmulo de lesões associado a uma menor capacidade de recuperação e de cicatrização, próprio de quem passou dos 40 anos, podem causar lesões maiores e deslocamentos do menisco dentro do joelho. Como resultados disso surgem o inchaço e a sensação de que o joelho começa a falhar. Em curto prazo, a cartilagem passa a ser desprotegida e as forças causadas pelo peso da pessoa ao caminhar danificam ainda mais a estrutura”, afirma Lana. Hoje esta é a principal causa da artrose do joelho.

As lesões podem acontecer ao caminhar por um período maior, fazer um exercício mais intenso, subir ou descer uma ladeira e até ao agachar bruscamente para fazer limpeza ou faxina em casa, destaca o médico. “Normalmente, a pessoa sente uma forte dor, como uma fisgada ou a sensação de travamento do joelho; depois aparecem o inchaço e a dificuldade para percorrer distâncias maiores. E, como a maioria das pessoas, geralmente por desinformação, não procura ajuda médica, a lesão acaba ocorrendo várias vezes. O ideal é buscar orientação de um especialista o quanto antes para que a terapia precoce evite o acúmulo de lesões”, completa José Fábio Lana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails