Páginas

sábado, 9 de julho de 2011

Envelhecimento é causa de lesões nos joelhos




Especialista alerta para cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença para a melhora da qualidade de vida

O joelho é articulação importante na independência e na dinâmica da vida das pessoas. Por consequência, a maioria das dores crônicas no joelho impede a atividade diária ou a realização de exercícios físicos, trazendo problemas à qualidade de vida ou o agravamento de doenças já instaladas. Indiretamente, a dor no joelho aumenta o acúmulo de gordura abdominal, facilitando o aparecimento da obesidade e seus efeitos, como aumento da pressão arterial e excesso de açúcar no sangue.

Segundo o ortopedista, especialista em Medicina Esportiva e Regeneração Tecidual, José Fábio Lana, a Síndrome Metabólica é um problema gerado por três alterações do organismo: aumento de pressão arterial (hipertensão arterial), desequilíbrio de gordura no sangue (dislipidemia) e excesso de glicose (hiperglicemia). “Distúrbios que atingem cada vez mais pessoas depois dos 40 anos e que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças graves, como o diabetes, o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral)”, destaca o especialista.

Lana afirma que é justamente nesta fase da vida que mais necessitamos do uso ideal dos joelhos para controlar futuros desequilíbrios do organismo. “A principal arma para combater a Síndrome Metabólica é a atividade física regular, que melhora todas as funções do corpo, inclusive os hormônios e o fluxo sanguíneo para os órgãos e sistemas. O envelhecimento do joelho pode começar com uma lesão nos meniscos, estruturas fundamentais ao equilíbrio de músculos e do esqueleto. A lesão pode desencadear o início de um problema comum e incapacitante à terceira idade, a osteoartrose”, alerta o ortopedista.

O especialista explica que os meniscos funcionam como verdadeiros amortecedores e estruturas de encaixe dos ossos dos membros inferiores, como acontece na conexão da coxa (fêmur) com o osso da perna (tíbia). “Constituídos por uma trama de fibras, os meniscos são como molas para a distribuição adequada da carga sobre a articulação, o que promove o encaixe correto dos ossos e o equilíbrio necessário durante uma caminhada, uma corrida ou a subida ou descida de uma escada, por exemplo. Neste sentido, são estruturas altamente solicitadas quando vamos fazer qualquer atividade física ou diária”, esclarece José Fábio Lana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails