Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Combata as dores na coluna


Vida sedentária, excesso de exercícios e más postura podem prejudicar seria e irreversivelmente sua coluna vertebral.

Um é pouco, dois é bom, três é demais.” O ditado se aplica também aos exercícios. E o que garante o reumatologista José Knoplich, autor do livro Viva Bem com a Coluna que Você Tem. “Tanto os exercícios em excesso quanto a ausência deles prejudicam a coluna”, garante. “Os riscos ainda podem se agravar se a atividade física for mal orientada.”

Desde a década de 80, quando a malhação começou a virar moda, os casos de espondilolistese (escorregamento de uma vértebra sobre a outra) aumentaram cinco vezes. “O excesso de torções na coluna e os exercícios de alto impacto podem desencadear esse tipo de problema, principalmente para quem já tem certa predisposição”, diz Knoplich.

A precaução contra esses males não é abandonar a atividade física, mas praticá¬Ia em doses homeopáticas: musculação, aeróbica e ginástica localizada devem ser feitas moderamente, cerca de uma hora por dia. Já natação e passeios de bicicleta podem chegar a duas hora ..sedentarismo, com certeza, é a pior escolha. As dores nas costas provocadas, em sua maioria, pela falta de atividade física são uma das principais causas do afastamento dos brasileiros do trabalho.

Cerca de 80% dos adultos têm algum desconforto associado à coluna vertebral ao longo da vida”, alerta Knoplich. A falta de atividades físicas provoca a atrofia dos músculos responsáveis por parte da sustentação da coluna. Com isso, desencadeia-se um processo de desgaste que, muitas vezes, resulta em dores fortes e desagradáveis.

Existe mais um agravante: as cadeiras ou mesas de escritório que são muito altas ou baixas. Segundo a fisioterapeuta Raquel Casarotto, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. o ideal é que os joelhos fiquem num ângulo de 90° e os pés no chão, enquanto as costas permanecem apoiadas no encosto da cadeira. A mesa, por sua HZ. deve ficar 5 cm acima do umbigo. Caso contrário, a tendência é inclinar a cabeça para a frente, o que pode acabar pronvocando uma tensão acentuada na musculatura do pescoço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails