Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Valores Elétricos, Acupuntura e Exercícios Físicos

Apesar do aumento da pesquisa sobre os efeitos terapêuticos da Acupuntura, pouco é investigado sobre as bases fisiológicas da técnica.

Vários equipamentos eletrônicos são utilizados para localizar os pontos de Acupuntura. A maioria destes métodos eletrodérmicos utiliza como pontos preferenciais para teste o primeiro ou o ponto terminal dos Meridianos chineses (pontos Ting).

Outros pontos relativos ao mapeamento da Eletroacupuntura de Voll também são utilizados. Os pontos de Acupuntura são frequentemente descritos como portadores de propriedades elétricas distintas, tais como condutância e capacitância elevadas e impedância reduzida, quando comparados a locais adjacentes sem correlação com o mapeamento proposto pela técnica.

Infelizmente, pouco é publicado em jornais da ciência ortodoxa – é preciso cautela para a correta interpretação dos resultados, já que as faixas de normalidade e a especificidade destas medições apresentam alguma incerteza. Existe um consenso de que a atividade eletrodérmica esteja associada à atividade simpática em resposta a vários estímulos, possivelmente devido a variações da atividade das glândulas sudoríparas.

A aplicação de medidas da atividade eletrodérmica na pesquisa sobre Acupuntura poderia esclarecer algumas questões importantes relativas às variações que ocorrem no sistema de Meridianos durante tensões fisiológicas e patológicas.

Assim, o objetivo deste estudo era verificar o comportamento da atividade eletrodérmica em alguns pontos de Acupuntura das mãos antes, durante e depois de exercícios físicos. Foram avaliados três pontos típicos do sistema de Meridianos da Medicina Tradicional Chinesa (meridianos do Pulmão, Coração e Triplo-Aquecedor), além de um ponto alheio ao mapeamento. A atividade eletrodérmica de pontos adjacentes às unhas foi avaliada em 10 voluntários saudáveis antes, durante e depois de 14 minutos de exercícios em uma bicicleta ergométrica. Durante o exercício, observou-se grande aumento dos sinais elétricos, em especial no ao ponto Shao Chong (C9), correspondente ao Meridiano do Coração.

Assim, é possível uma correlação entre a ativação fisiológica do sistema cardiocirculatório e o estado elétrico de pontos cutâneos específicos, o que pode significar a descoberta de um importante parâmetro para estudos sobre Acupuntura.

F. Pontarollo, G. Rapacioli, P. Bellavite, Increase of Electrodermal Activity of Heart Meridian during Physical Exercise: the Significance of Electrical Values in Acupuncture and Diagnostic Importance, Complementary Therapies in Clinical Practice, 16(3), 2010, 149-153.

Universidade de Verona, Itália - Complementary Therapies in Clinical Practice, 16(3), 2010, 149-153.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails