Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Massagem Desportiva



Os processos de recuperação física têm sido investigados no contexto esportivo há muitos anos, isso na tentativa de identificar métodos de recuperação física que possam ser capazes de favorecer aumento do desempenho esportivo.

Quando um treinamento excessivo e prolongado é aplicado simultaneamente a uma inadequada recuperação, muitas das alterações fisiológicas positivas associadas com treinamento físico são revertidas ao sobretreinamento. A recuperação após a sessão de exercício físico está diretamente relacionada aos processos do metabolismo energético, recuperação muscular, neuromotora e neuroendócrina.

A massagem esportiva é uma intervenção mecânica revivida de suas origens gregas com ginastas e pugilistas no século XX e é amplamente utilizada no futebol, como forma de recuperação durante ou após os jogos.

A aplicabilidade no contexto esportivo desta estratégia está baseada no aumento do fluxo sanguíneo muscular, um fator importante na remoção de lactato após o exercício, através do reforço de oxidação e difusão para fora dos músculos. Durante o exercício físico o metabolismo energético gera produtos como o piruvato, lactato e H+, entre outros, os quais são removidos do meio intracelular.

Durante períodos de alta intensidade contrátil do músculo esquelético, os prótons de hidrogênio (H+) e lactato são gerados na célula como produtos do metabolismo energético. O lactato e o H+ produzidos são removidos apartir do líquido intracelular, sendo esse mecanismo de remoção e liberação um passo primordial no controle da acidose (queda no pH). É reconhecido que o aumento dos íons de hidrogênio, concomitante à diminuição do pH, pode interferir no processo de excitação e contração muscular, resultando em diminuição da capacidade de trabalho muscular e conseqüente fadiga.

Portanto, estratégias de recuperação para aumentar a capacidade de remoção do lactato permitiriam melhor rendimento, principalmente em exercícios físicos de alta intensidade, os quais solicitam fibras musculares predominantemente glicolíticas.

Veja o artigo na integra:

http://www.efdeportes.com/efd136/remocao-de-lactato-em-jogadores-de-futebol.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails