Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Auto Liberação Miofascial


Sabemos sem dúvida que a manutenção de tecidos moles (músculos, tendões, ligamentos e fáscia) e comprimento de qualidade é essencial para uma melhor circulação e desempenho. Se houver disfunção (cicatrizes, aderências, etc) em qualquer parte da cadeia cinética, os demais sistemas são obrigados a compensar.

Com esta sobre carga esta compensação que não deveria ocorrer pode levar a lesões e sobrecarga dos tecidos.

Uma maneira de reduzir ou remover tecidos moles disfunção é a massagem na área. A maioria das pessoas não pode pagar ou não têm tempo para ir ao consultório de um terapeuta da massagem em uma base regular, assim podemos usar aquele rolo para pilates e yoga ou melhor o Foam roller que é muito usado no pilates e na yoga , porém as vezes não utilizado com este intuito, e agora os Educadores físicos estão aprendendo a importância da liberação miofascial com o Foam roller ou stick (bastão de liberação miofascial).

Você pode fazer em qualquer lugar a auto liberação miofascial com o Foam roller. O foam roller não é nada mais que um rolo de espuma é um tubo cilíndrico feito de espuma densa que você rolar nos músculos. Rolando sobre o rolo de espuma que vai proporcionar um efeito de massagem nas partes moles do nosso corpo. Você pode ajustar a tensão sobre os músculos e outros tecidos moles, colocando mais peso sobre o foam roller com seu peso corporal. Você pode usar também uma bola de tênis ou uma bola de Lacrosse.

Ao usar o foam roller o rolo de espuma , você vai rolar sobre cada área dos músculos de ponta a ponta .

Mas como o foam roller / rolo de espuma trabalha para melhorar nossos tecidos moles em qualidade e capacidade de expansão? E quais são os benefícios da liberação miofascial como uma ferramente de recuperação para os músculos ?

O Foam roller / Rolo de espuma aumenta a tensão muscular e provoca uma resposta no GTO (mechonreceptor sensíveis a mudanças na tensão muscular, encontrado na junção músculo-tendão) provocando um relaxamento no músculo. Esta permite uma maior amplitude de movimento (extensibilidade) e liberação da tensão muscular. Rolos de espuma também ajuda na remoção de nódulos adesões (qualidade).

Músculos e outros tecidos com nódulos, adesões, têm três aspectos importantes:

- Lesões agudas (trauma, distensões etc..)

- Acumulação de pequenos traumas (micro-traumas)

- Não recebendo oxigênio suficiente (hipóxia) “Cada um desses fatores pode levar o seu organismo a produzir uma profunda cicatriz na área afetada Este tecido cicatricial se liga a tecidos que necessitam ter movimentos livre . Como o tecido cicatricial aumenta, os músculos se tornam mais curtos e mais fracos, a tensão nos tendões pode causar tendinite, e os nervos podem ficar “presos.” Isso pode causar uma redução na amplitude de movimento, perda de força e dor. Se um nervo está preso você também pode sentir formigamento, dormência,e fraqueza.

Outros beneficios do Foam Roller

- Melhorar o ROM (amplitude de movimento e posteriormente a execução de padrões de movimento) conjunto com alongamento e achatamento de tecido cicatricial, a remoção de aderências, reduzir a tensão / tensão e neurológicas ineficiências

- Use em conjunto com seus alongamentos estáticos, dinâmico, balísticos e protocolos para melhorar o comprimento muscular, flexibilidade e mobilidade

- Melhor recuperação e diminuindo o efeito de DOMS (dor muscular tardia)

- Deve ser utilizada junto com outras terapias de reparação de tecidos moles em geral agrupados como a auto-liberação miofascial. Como pode ver a liberação miofascial com o Foam Roller / Rolo de espuma, deveria ser um atitude antes de começar seus treinos.

Fabio aquino

2 comentários:

  1. William boa tarde. Sou fisioterapeuta e entendo perfeitamente a qualidade do uso de rolos para os trabalhos de liberação de fáscia. Atualmente não atuo mais, porém comercializamos vários tipos de rolos, desde os pequenos em espuma, até os maiores em EVA. Se tiver interesse em conhecer nossos produtos, segue o site abaixo: www.rmprodutos.com.br MENU Produtos.

    Até breve
    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Renato ,muito bom seu site e os produtos.
      Quando será as datas dos cursos?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails