Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Conheça a Vitamina K e saiba o quanto ela é essencial ao organismo


A Vitamina K é essencial para o sangue coagular de maneira apropriada. Ela também é responsável por ajudar a parar o sangramento durante qualquer ferimento ou corte, por exemplo.

Embora esta seja sua função mais conhecida, é imprescindível também para a construção de ossos saudáveis e prevenção de osteoporose. Ela ajuda na absorção de cálcio. Por outro, já foi observado que ela bloqueia substâncias que aceleram sua reabsorção. O que é praticamente um consenso em um bom número de estudos é que a sua ingestão está associada a uma importante diminuição na incidência de fraturas ósseas.

Fontes

A Vitamina K encontra-se disponível em inúmeros alimentos de origem animal e vegetal. Entre suas principais fontes estão: leite, repolho, espinafre, nabo, brócolis, couve, ovo, alface, fígado e óleos de canola e de soja. Alimentos como frutas (polpa e suco), raízes e tubérculos são fontes pobres. Muito se fala das grandes quantidades de Vitamina K no chá verde.

De fato, há cerca de 200 mcg dessa substância em 30 g de suas folhas. Parece bastante, mas esse produto não deve ser recorrido como única fonte, já que as tais 30 g correspondem a doze saquinhos do chá. Uma xícara, portanto, não oferece mais que 15 mcg.

Quanto é necessário

Cerca de metade do que o organismo precisa é produzida por bactérias não-patogênicas que compõe a microflora do nosso intestino. O restante deve vir da alimentação.

Pessoas em uso de anticoagulante oral — medicamentos utilizados na prevenção de trombose, acidentes vasculares e certas doenças do coração — devem manter uma ingestão constante, de modo que a dose prescrita do remédio permaneça efetiva.

É absorvida pelo intestino e armazenada no fígado. Seus estoques, porém, são rapidamente utilizados — daí a necessidade diária de uma alimentação equilibrada, com boas fontes.

Deficiência

A deficiência de Vitamina K é extremamente rara. A imensa maioria das pessoas saudáveis consegue quantidades mais do que suficientes através da alimentação e das bactérias intestinais. A sua falta está mais associada a condições que comprometem sua produção ou absorção.

Enfermidades como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, por exemplo, acometem a parede do intestino e podem comprometer a sua absorção efetiva Certas doenças, como cirrose, que comprometem a função do fígado, também prejudicam o uso desse composto orgânico pelo organismo. Recém nascidos podem não ter disponíveis as quantidades necessárias dessa vitamina. Daí sua administração rotineira por pediatras, logo após o nascimento, como forma de prevenir hemorragias.


Embora seja rara a deficiência da Vitamina K é importante estar atento a suficiência de seu suprimento. Mesmo sem a apresentação de sintomas, a menor carência desse micronutriente já compromete a saúde. Portanto, a atenção ao melhor aproveitamento na dieta evita doenças e garante qualidade de vida.



Éverton Oliveira - Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails