Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Por que alongar-se é tão importante?



Quando ficamos muito tempo mantendo uma mesma posição ou quando acabamos de acordar, sentimos vontade de nos espreguiçar. Acontece de forma tão natural que nem prestamos a atenção. E isso nada mais é do que o nosso corpo manifestando a necessidade natural de alongar-se.

Alongamentos são exercícios que têm como objetivo a melhora da flexibilidade evitando os encurtamentos musculares a que estamos sujeitos pela falta de atividade física.

Os benefícios são:

* Redução da tensão muscular levando ao relaxamento.
* Melhora da postura e da consciência corporal.
* Diminuição do risco de lesões músculo-tendinosas.
* Melhora da circulação sanguínea local.
* Aumento da amplitude de movimento das articulações.
* Alívio de dores.

A manutenção de uma boa flexibilidade é muito importante para que possamos realizar as atividades do dia-a-dia com mais facilidade, mas o sedentarismo e os maus hábitos posturais adquiridos ao longo dos anos acabam por nos tornar menos flexíveis. Como conseqüência disso pode haver desalinhamento corporal, tensões musculares, lombalgias e outros tipos de dores e incapacidades.

Ao longo dos anos ocorre naturalmente uma perda da flexibilidade. Observe a capacidade de se alongar de uma criança e compare com a de um adulto. A diferença é muito grande. Contudo, este processo pode ser desacelerado e até mesmo revertido em qualquer época da vida. Ao realizá-los, observamos que os resultados são visíveis em pouco tempo.

Alongamentos são especialmente indicados para pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou em pé. Também é importante que sejam feitas algumas pausas ao longo do dia para alongar alguns grupos musculares. Esta mudança de hábito é de grande valia na redução de problemas advindos da má postura.

Sendo assim, inclua na sua rotina um espaço para praticar. Em casa ou no trabalho, antes ou depois de realizar os exercícios habituais, faça sempre alongamentos. Em pouco tempo, você irá notar uma significativa melhora da sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails