Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Massagem esportiva terapêutica


A massagem terapêutica esportiva é um conjunto de técnicas da massoterapia que trabalha todo o corpo físico, buscando o relaxamento máximo do cliente. Seu bem – estar é a principal preocupação do profissional.


A massoterapia é muito antiga e tem sido utilizado pelos mais variados povos. Talvez a primeira forma de aliviar a dor adotado pelos humanos instintivamente, já que é a primeira coisa que se faz quando se sente alguma dor é, o massagear o local dolorido.

Massagem vem do francês "masagge" que quer dizer amassar.

Hipócrates, pai da medicina, dizia que a massagem abranda a musculatura, aumenta a resistência, a destreza e o vigor físico. Não só Hipócrates, como também Aristóteles, Celso, Platão, foram os incentivadores da massagem como prática de alto teor terapêutico.

No tempo dos samurais, os japoneses não dispensavam uma boa massagem, geralmente praticada por deficientes visuais. Talvez seja o povo que mais aprecia esta prática. Os mestres em artes marcias invariavelmente deviam conhecer todas as técnicas de massagem.

Hoje em dia, em todas as modalidades de esportes, temos os massoterapeutas de plantão, principalmente nos clubes de futebol e em algumas boas academias. A prática de massagem é universal. Principalmente depois da descoberta do sistema linfático, sua importância ao lado do sistema circulatório, respiratório, etc.

É necessário frisar que a massagem não pode ser praticada por qualquer pessoa. Exige um amplo conhecimento da anatomia humana. Uma massagem bem aplicada traz benefícios à saúde, mas se mal, as conseqüências são desagradáveis.

As indicações da massagem e suas contra-indicações se embasarão nos efeitos desta sobre o Sistema Circulatório e Nervoso.

Indicações

Tenções musculares

Antes ou após atividades físicas

Estresse, cansaço, indisposição... Cefaléias, Etc.

Contra-indicações

Qualquer patologia em fase aguda

Processos infecciosos e inflamatórios em fase aguda E

nfermidades tumorais

Alterações neurológicas com falta de sensibilidade dolorosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails